quarta-feira, 16 de junho de 2021

HOJE Ê ANIVERSÁRIO DO DR. BENTO VIEIRA

 



Ele é um negão de tirar o chapéu, é  filho da saudosa  dona Benta, que nós chamávamos carinhosamente de vovó Benta. Irmão de Marlene, Maísa, Meló e Cascoré (em memória), esse negro, que nasceu na Rua Rui Barbosa, na casa onde mora boa parte da sua família e onde sempre reúne seus amigos para uma conversa regada a um bom café, ele mudou a idéia de negro em Bacabal. Esse cidadão é Bento Vieira. 

De uma infância difícil, ele vendeu picolé, pirulito, bolo e com esse dinheiro, ajudava na receita da casa. Teve como seus melhores amigos, Fedeu a Fogo, Cabelo e Tabil, responsáveis por belas histórias que fazem parte da sua própria história e da história de Bacabal.

Bento em toda sua trajetória, reciclou o lixo das inverdades e se impôs, mostrando que o negro bacabalense, também podia ser doutor, também podia ser alguém, já que os forasteiros que invadiram a cidade, na época, nos tratavam com sentimentos de pena e nossas mães, submissas por inexperiência, aceitavam o que os brancos diziam e nós negros, acuados em nosso próprio reduto, tínhamos que ouvir o celebre adágio : “boa romaria faz, quem em sua casa vive em paz” e nos sobrava apenas as oficinas para aprendermos um ofício e éramos discriminados pelos próprios negros. 

Bento quebrou a barreira do preconceito, dos bailes na União, clube de pretos mas que execrava pretos. Um dos marcos na vida de Bentão, é o fato de antes mesmo de passar no vestibular, já tinha um cursinho, ensinava todas as matérias e conseguia um índice de aprovação invejável. 

Bento pescou para alimentar a família, jogou bola, empinou papagaios, pegou passarinhos, capinou quintais, jogou pião, andou de bicicleta, levou surras de dona Benta, saiu de Bacabal estudou, fez cursos superiores e virou o famoso Dr. Bento Vieira. Formado em Veterinária, ele foi dono de uma grande loja de artigos para fazendeiros, largando para se dedicar ao Direito, curso que lhe tornou um dos melhores e mais respeitáveis e requisitados  advogados do estado, o monstro sagrado do direito penal. 

Dr. Bento Vieira se aventurou na política e seu discurso é duro, áspero, um concreto armado,  muitos aceitam outros o acham radical, mas seu tino de ajudar as pessoas, de ser amigo dos amigos, vai muito além das profissões, ele é um exemplo seguido por muitos discípulos, inclusive dentro de casa, como é o caso dos filhos e sobrinhos, que também se aventuram no mundo da advocacia. 

Esse Dr. Bento, é perfeito em tudo que bota para fazer, é líder de audiência em um programa de rádio e televisão na emissora de sua próopriedade, a Rádio e TV Web Dona Benta, tem um cursinho que, pelo alto índice de aprovação em vestibulares e concursos, é referência no Maranhão e hoje se tornou um grande empresário no mundo do entretenimento com um parque aquático que leva também  o nome da sua querida mãe e atualmente é o rei da Semi Joia em Bacabal e região. Lembro-me. Certa vez quando Dr, Bento comprou uma lancha, uma certa pessoa falou com ar de reprovação:

- Porra meu, o Bento comprou uma lancha e agora só quer aparecer!

E Dr. Bento Respondeu cheio de orgulho:

- O meu tempo de vender bolo já passou.

Quem está atento as novidades, vê o nosso artista fazer uma ponta no filme "A Caçada ao Tesouro e o seu empreendimento, é o ambiente natural para a maioria das cenas. 

Apareceu na mídia nacional dando um show de direito penal no caso Marquinhos, constrói um ponto para botar um grande restaurante, além de se preparar para uma candidatura na eleição que se avizinha.

E salve Bento, esse elegante, inteligente e abençoado Dr. Bento Vieira, dono de uma linda história que só a literata vida, foi capaz de escrever... e em muitos capítulos. Ele é mesmo um negão de tirar o chapéu. 

Parabéns e muitos anos de vida.

Um comentário:

  1. Show! Parabéns pelo texto Zé!
    E Felicidades ao Dr. Bento!
    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir