segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CLIMA DE TENSÃO NA ASSEMBLEIA

Depois de um reinício de atividades um tanto tenso, deputados estaduais agora dão uma pausa para retomar somente depois do Carnaval as discussões sobre a antecipação da eleição da Mesa Diretora.
O tema foi o mais discutido pelos parlamentares na semana passada, quando foi oficializado, pelo deputado Ricardo Rios, um Projeto de Resolução Legislativa propondo a antecipação do pleito. O objetivo dos parlamentares é que a eleição ocorra em março.
A discussão, que caminhava para um consenso entre bancadas e blocos, contudo, acabou provocando um racha na base governista. Isso porque após chegarem a um acordo em torno da reeleição do presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho, os parlamentares não se entenderam em relação aos demais cargos, sobretudo, o de primeiro vice-presidente, hoje ocupado por Othelino Neto.
Eduardo Braide lançou-se candidato nos bastidores e acabou perdendo o posto de líder do Bloco Unidos pelo Maranhão, o chamado Blocão – que dispõe de maior representatividade numérica da base do Governo -, para o suplente de deputado Rafael Leitoa.
O parlamentar reagiu, deixou o bloco e conseguiu levar consigo outros seis deputados para um outro colegiado. Houve reviravolta, e após o governador Flávio Dino interferir pessoalmente no processo, ocorreu a recomposição no Blocão.
Há, contudo, um clima de animosidade entre alguns personagens no Legislativo. Uns dizem que ficaram arranhões desse processo. Outros preferem encarar o caso como “página virada”.

Mas, os efeitos somente poderão começar a ser medidos, de fato, a partir da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário