terça-feira, 19 de setembro de 2017

DIFERENÇA GRITANTE DE NÚMEROS DE PESQUISAS SOBRE SUCESSÃO DÁ IMPRESSÃO DE QUE ALGUÉM TENTA VENDER GATO POR LEBRE


Flávio Dino e Roseana Sarney deverão se enfrentar nas eleições do ano que vemFlávio Dino e Roseana Sarney alvo de pesquisas com números que não batem

O meio político foi alcançado nas últimas horas peles resultados de duas pesquisas que mediram as preferências do eleitorado em relação à corrida pelo Governo do Estado. O Escutec, que diz ter ouvido 2.020 eleitores entre os dias 5 e 9 deste mês, informa que a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) lidera com 36,9% das intenções de voto contra 33% do governador Flávio Dino (PCdoB), colocando também no cenário sucessório o senador Roberto Rocha (que está mudando de partido) com 9,1%, e a ex-prefeita Maura Jorge (Podemos) com 5%. Outro instituto, o Data Ilha, que garante ter entrevistado 2.104 eleitores em 37 cidades entre 28 e 30 de agosto, divulgou o seguinte resultado: Flávio Dino tem 52,47% das intenções de voto e Roseana Sarney com 30,51%. O primeiro resultado prevê uma disputa, voto a voto, em dois turnos, e com desfecho imprevisível. O segundo aponta um pleito em turno único – por falta de mais candidatos – e com vitória tranquila do governador.

Contratada pela Rádio Difusora AM, segundo o jornal O Estado do Maranhão, a pesquisa Escutec apresenta um cenário surpreendentemente favorável à ex-governadora Roseana Sarney, contrariando a impressão dominante de que o momento atual é inteiramente inclinado a favor ao governador Flávio Dino. Além do mais, o senador Roberto Rocha aparece com nada desprezíveis 9,1%, um percentual estimulante para quem está disposto a brigar pela cabeça. E até mesmo os 5% dados à ex-prefeita Maura Jorge não é exatamente o fim do mundo para quem começou do zero. E para complicar ainda mais o cenário para o governador Flávio Dino, num embate de segundo turno definido por esses números, é seria natural que parte expressiva dos votos de Roberto Rocha e de Maura Jorge migrem para a ex-governadora, com quem os dois têm mais afinidade política.

Mas esse cenário pode não ser uma tragédia para o governador Flávio Dino. Nesse tipo de pesquisa, um ponto fulcral é o item Rejeição, que por razões fáceis de explicar, parte dos interessados fazem de tudo para não tornar público. O Escutec certamente investigou esse item, e muito provavelmente encontrou números bem significativos, para cima e para baixo, envolvendo os dois principais candidatos. E a julgar pelos percentuais de rejeição apurados em pesquisas anteriores, esse item tende a ser desfavorável à ex-governadora Roseana Sarney e favorável ao governador Flávio Dino. A rejeição pode indicar que um candidato chegou ao seu teto e que outro tem campo para crescer. No caso da pesquisa do Escutec, a rejeição seria um dado fundamental para se fazer uma leitura correta desses percentuais.

A pesquisa do Instituto Data Ilha chama atenção para o fato de considerar apenas dois candidatos, Flávio Dino e Roseana Sarney, não levando em conta Roberto Rocha nem Maura Jorge, pré-candidatos assumidos e que devem constar em qualquer levantamento, goste ou não o contratante. Sem outros candidatos, a fatura eleitoral será naturalmente liquidada em turno único, o que dificilmente acontecerá numa disputa pelo Governo do Maranhão por falta de mais candidatos. Isso porque, além de Roberto Rocha e Maura Jorge, que parecem dispostos a levar em frente seus projetos, mesmo considerando que dificilmente chegarão onde aspiram chegar, a esquerda zangada, tipo PSTU e PSOL, e a extrema esquerda, com seu velho e surrado PCB, farão suas participações especiais no processo, podendo até juntar uma munheca de votos e causar um segundo turno.

Os dois institutos dizem também que consultaram os eleitores na forma espontânea – aquele em que se pergunta em quem gostaria de votar, sem sugerir nomes. O Escutec encontrou um resultado diversificado e animado: Roseana Sarney abre a fila com 14,9%, Flávio Dino vem em seguida com 13,3%, Roberto Rocha é terceiro com 3,2%, seguido pelo senador pemedebista João Alberto – que pode vir a ser o Pano B do Grupo Sarney se Roseana não entrar na briga – com 2,3%, Eduardo Braide (PMN) com 1,8%, Maura Jorge com 0,8% e Luis Fernando Silva (PSDB) com 0,4%.  Espontaneamente, 59% dos entrevistados pelo Escutec disseram que não sabem ou não quiseram responder. Já os entrevistados pelo Instituto Data Ilha curiosamente ignoram todos os candidatos assumidos e potenciais candidatáveis e escolheram somente o governador Flávio Dino (40%) e Roseana Sarney (20%). Nesse levantamento, 28,47% disseram que não sabem ou não quiseram responder.

Os números mostrados pelo Escutec devem ter levado a cúpula do Grupo Sarney a soltar rojões e aumentado a pressão sobre a ex-governadora Roseana Sarney, para que ela cancele a aposentadoria e tente ser governadora pela quinta vez, e ao mesmo tempo acendido sinal de alerta amarelo no birô de estrategistas do Palácio dos Leões. Os números do Data Ilha devem ter sido comemorados efusivamente pela cúpula do Governo, mas afundando as esperanças do Grupo Sarney na ainda provável candidatura de Roseana Sarney.

O problema é que, por serem tão espetacularmente diferentes, os números parecem um indicativo de que um dos institutos está tentando vender gato por lebre.
Do Blog do Abel Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário