segunda-feira, 18 de junho de 2018

COLUNA DO ZÉ LOPES - FUTEBOL SEM BRASILIDADE



Relutei muito, não queria escrever nada sobre a seleção brasileira dentro da copa 2018, mas diante de tantos fatos, resolvi dar a minha opinião, e é óbvio, ninguém precisa aceitar, concordar, tampouco, comentar.

Não sou adepto de idas a shoppings, apesar de morar a uns duzentos metros do, dizem, maior da América Latina, salvo pra ver bons filmes e comprar livros. Ainda sou daqueles que vai na feira, mercados e principalmente na Rua Grande, o que me chamariam os mais antigos de capiau, os senhores de cafona, e os meninos da era internet de jurássico.

Necessitando de algumas roupas novas fui até a Rua Grande. Entrei e saí de várias lojas até encontrar o que queria. O que me chamou mais a atenção foi a quantidade de lojas enfeitadas de verde e amarelo com todos os apetrechos possíveis para que o torcedor se vestisse a caráter, se enfeitasse, se pintasse para torcer pela nossa seleção.

Apesar das promoções, as lojas estavam vazias e vi alí o reflexo, não da crise politica, financeira, social por que passa o Brasil, mas pela falta de confiança na nossa seleção.


Costumo dizer que a nossa seleção é de brasileiros que jogam no exterior, muitos totalmente desconhecidos da grande massa. Para que me certificasse do que estou dizendo, resolvi perguntar para várias pessoas, o nome de cinco jogadores da seleção e a resposta era quase sempre uma: Neymar e ..... Neymar e..., poucos passaram dos três nomes.

A falta de brasilidade em nossos atletas ficou evidentemente estampada no jogo de ontem contra a Suiça. Neymar, um fiasco, preocupado em não desarrumar o seu topete cheio e louro enquanto os outros não se encontravam de jeito nenhum. Não houve vontade de ganhar, não houve garra, repetindo: Não houve brasilidade, e, se o árbitro errou, não é justificativa para a pífia apresentação da seleção de Tite.

Já vi, pelo menos, oito ou nove copas do mundo, e nunca tinha visto nada mais desanimador . A grande mídia nacional, com exceção da Rede Globo, é claro, mostra seu descontentamento com essa edição e os atores mais importantes dessa novela, desestimulam os brasileiros a verem os jogos, enfeitarem as ruas, se vestirem a caráter e usarem suvenires. São dezenas de pessoas importantes falando em falta de remédios nos hospitais, falta de médicos, escolas e creches fechadas, greves de professores, caminhoneiros, garis, roubalheira, corrupção e mais, muito mais desgraças que assolam o pais do futebol. Pais do Futebol? Quantos atletas convocados por Tite que atuam em times brasileiros? Dois, e que são  de sua empresa e que talvez nem jogarão.  Será se as maiores agremiações brasileiras não teriam, pelo menos, o time reserva.

Posso até estar errado e posso até ser crucificado por não estar confiante na seleção brasileira, mas assim como eu, são muitos, basta ver nas ruas sem enfeites, nos povos sem caracterização e na própria seleção sem a garra que tanto cantamos.

Apesar da falta de confiança, estou torcendo e sofrendo como todo brasileiro, afinal, somos o país do futebol  HEXAMOS BRASIL
E sexta-feira tem mais. Valeu galera, se os jogadores não tem, nós estamos cheios de brasilidade





Nenhum comentário:

Postar um comentário