domingo, 24 de junho de 2018

JOÃO ALBERTO - ZONA DE CONFORTO E DE PERIGO



Edivan Brandão e Roberto Costa. Um dos dois sairá candidato
“Um dia vou dar um nocaute em Zé Vieira que ele nunca mais vai levantar”
Senador João Alberto de Souza
E o inevitável aconteceu, Zé Vieira caiu e Bacabal terá uma nova eleição, ou seja, uma eleição suplementar, que escolherá “definitivamente” quem irá gerir a cidade até 2020, ano do seu centenário.
Essa situação, contada, cantada, decantada, falada, anunciada se arrastou por um bom tempo, alimentada pelo dinheiro público através das famigeradas liminares e a cidade caiu no mais profundo buraco politico e social de toda a sua existência, n’uma sucessão de descasos, desmandos, abandono e um quase caos.
O “Osso duro de roer”, apesar da osteoporose, não aguentou, ou melhor, não teve mais como tirar dinheiro da máquina pública para se sustentar no cargo e desta vez o martelo foi batido, e contra ele. “Isso é uma Oração de São Francisco, - É dando que se recebe”, disse Abnadab Leda, ex-prefeito da cidade de Urbano Santos, que também passou por um processo de indeferimento do registro de candidatura. "É bom que todos saibam que o Zé Vieira não foi cassado, teve seu registro de candidatura indeferido e com esse julgamento ele não fica inelegível" afirma Abnadab.
Não há duvida nenhuma que o senador João Alberto de Souza ainda tem um grande domínio sobre a politica bacabalense e desta feita, goza de uma certa tranquilidade, de um certo conforto para lançar o seu candidato, que tem tudo pra ser o Edivan Brandão e sem a dependência de um bom vice para elegê-lo. Agora, os vices é que vão ter que procurá-lo.
Zé Vieira Prefeito Cassado

Se formos antenar para os políticos da “elite bacabalense”, veremos que o passado continua presente e a caminho do futuro. O médico, ex-vereador, ex-deputado estadual Elijo Almeida, esposo da ex-vereadora Ute Almeida e irmão do ex-prefeito Dr. Juarez Almeida, desistiu da política. Mônica Loiola, ex-vereadora, esposa do ex-vereador Peri e filha dos ex-prefeitos Dr. Coelho Dias e dona Raimunda Loiola, também desistiu da politica.
Graciete Trabulsi, ex-deputada, ex-esposa do ex-prefeito Dr. Lisboa (inelegível), não tem como sair sozinha e não aceitou ser a vice do Roberto Costa na eleição passada, que, com seus votos se elegeriam e não teriam arrumado todo esse quiproquó. O engenheiro Dr. Nonato Chaves que foi vereador e também candidato a prefeito com uma boa margem de votos, se escondeu, o ex- deputado estadual e ex-vice governador do Estado, Jura Filho, caiu no esquecimento popular e o advogado Dr. Bento Vieira preferiu ficar gerenciando o seu empreendimento.
Zé Alberto Veloso, ex-prefeito, conseguiu o incrível e decadente  título de pior prefeito que Bacabal já teve, e tem o filho Alberto Filho cumprindo o final do segundo mandato de deputado federal, e, talvez saia candidato a deputado estadual, mas muito improvável, pois tem  uma rejeição muito alta, na verdade, foi esquecido pelo povo.
Zé Vieira sabia de todo esse complicado processo, mas quando viu seu nome na frente das pesquisas, foi orientado a seguir caminho e como não confia em ninguém, não confiou em abrir mão da candidatura para apoiar o vice Florencio Neto como cabeça de chapa.
Ao contrario do que muita gente pensa, Zé Vieira já não era prefeito de Bacabal há muito tempo, foi impedido pela Câmara Municipal, mas o Florêncio Neto não teve a coragem de assumir, romper , deixar sua marca e, quem sabe, apoiar agora um candidato vencedor. Com essa mazela, complicou a vida do seu pai, Carlinho Forêncio, na difícil disputa para deputado estadual. Se fosse ao contrario, Zé Vieira não romperia e botaria a cidade no eixo e agora faria o seu sucessor? Basta ver que quando Totonho Chicote,  ex-prefeito de Pedreiras foi cassado e a vice Fátima Vieira, sua filha,  assumiu, formou todo um secretariado, levou seu pai Zé Vieira e em quinze dias fizeram o que o prefeito não fez em quatro anos. Lá também valeu a tão dourada liminar.
Jaime e Patricia Vieira  administravam o dinheiro da prefeitura
A entrega do comando da prefeitura para Jaime e Patrícia Vieira, com todos os desmandos que fizeram, deixou Zé Vieira em uma saia justa, com problemas até para anunciar seu candidato, que, segundo ele, amanhã, n'um programa de TV de sua propriedade. Não deve assustar o grupo de João Alberto que fez um trabalho cauteloso, pensado e de grande impacto politico e social.
Dá pra ver que o grupo está unido em torno da eleição de Edivan Brandão, homem simples, centrado e conhecedor das necessidades da cidade. Para o “Carcará”, reeleger Roberto Costa para deputado estadual e João Marcelo para deputado federal, fica mais viável, já que estão vendo a candidatura Roseana para o governo estadual, em crescimento, o mesmo acontecendo com as candidaturas para o senado de Lobão e Zequinha Sarney.


"Quem pode entrar, caso não haja um consenso, é o próprio João Alberto, que não será candidato ao senado e está no fim do mandato. É um bom nome e uma grande opção"
Agora, o Zé Vieira pode até estar doente, coisa inerente da velhice, mas não está morto, e dependendo do quanto vai sobrar pra ele, não tenham dúvidas, ele vai pra cima e essa eleição pode se acirrar com muito mais lenha na fogueira  e o caldeirão pode voltar a ferver. Isso é um fato.
Bacabal vive momentos difíceis, críticos, mas, emocionante. Essa eleição suplementar não tem vaga pra três candidatos, para especulações, tampouco pra enquetes direcionadas, como as que encheram as redes sociais e aquele que se eleger, não pode dizer que recebeu a prefeitura com um grande buraco, pois já vai entrar sabendo.
Assim como a prefeitura caiu nas mãos de Florêncio Neto e ele não teve a coragem de assumir, pode cair agora nas mãos de Edivan Brandão e cabe a ele ter também, a coragem ou não de assumi-la.
E se Edivan Ganhar, quem vai assumir?
Isso é assunto pra outro artigo.
Um bom domingo e viva São João (Alberto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário