quarta-feira, 21 de novembro de 2018

COLUNA DO ZÉ LOPES - DR. EMANOEL CARVALHO - UM FAXINEIRO DE VIDAS A SERVIÇO DE DEUS

Dr. Emanoel Carvalho
E como uma árvore linda e cheia de belos frutos, a vida imita a flora, e de verde se faz “de vez” e de  “de vez” se faz madura e de madura, cai. Mas, atemporal, esta fruta pode cair verde ou “de vez”

O sentido “cair” pode se apresentar de várias formas, como por exemplo, alimentar outrens ou  esfacelar-se. No nosso caso as duas coisas.

E eis que que mais uma vez, vemos precocemente, uma fruta ainda “de vez”, cair e com isso esfacelar corações. A vida nos tirou precocemente o Dr. Emanoel Carvalho, o carinhosamente chamado de Manula.

Dr. Emanoel Carvalho e sua esposa Maria José
Ainda criança, lembro-me quando chegou em nossa cidade e passei a fazer pequenos mandados para sua mãe, dona Joaninha, que morava quase em frente a minha casa, em troca de algumas moedas, frutas e pão. Ela me chamava carinhosamente de Zezinho.

Fui amigo de Batista, seu irmão, que deveria ter a minha idade, e jogávamos bola e sempre íamos ao cinema, e em seu fusca, constantemente viajávamos para São Luis Gonzaga.

Lembro-me dos papos na porta de seu Assis, onde  Zé Carvalho, Dr. Vicente, Dr. Juarez, Dr. Edmilson, Dr. Elijo, Dr. Pedro e Dr. Emanuel, batiam, principalmente, nas manhãs de domingo, antes da pelada costumeira.. Dr. Pedro, quando candidato a prefeito de São Luis Gonzaga, fui autor de um dos seus junglles.

Sempre muito discreto, Dr. Emanoel Carvalho, desde bem garoto, já gostava de gente, por isso o seu sucesso como médico e como político. Aproveitador da vida, faxineiro de vidas, ele reciclou muitas, e viu renascer  com sua arte, a alegria de quem se achava desenganado e pelas suas mãos astutas e santas, muitas semi vidas se fizeram vidas.

Drs. Emanoel Filho e Emanoel pai
Dia, noite, noite, dia, Dr. Emanoel Carvalho batalhou pelo povo e pela cidade que escolheu pra morar, São Luiz Gonzaga, onde foi prefeito por dois mandatos. Amante do cheiro da terra molhada, do mato orvalhado, do urro do gado, do amanhecer ao canto do galo, ele foi fazendo a sua história, uma linda história que o melhor dos escritores, encheria páginas e páginas e dividiria em capítulos, história que, como nos contos de fadas, começaria com “Era uma vez” e terminaria com “E foram felizes para sempre”

Sempre ladeado por por sua esposa, a administradora Maria José, que também foi prefeita de São Luis Gonzaga por dois mandatos, o casal teve três filhos, Emanoel Filho, formado em medicina, Emílio Carvalho, formado em direito e a belíssima Anne Manuela, que herdou do pai, os dotes para a agropecuária.

Time de pelada do Dr. Emanoel
Dr. Emanoel era o que se pode chamar de “boa praça”, era amigo, gostava do que é bom, viveu na vida, eternamente o hoje, e, deliciosamente como uma cachacinha, aperitivo que, como um elixir, lhe abria o apetite para o almoço da culinária caseira, evaporou, deixando no fundo copo, o sobejo e uma saudade incontrolável e pungente.


E ele nos deixou ainda “de vez”, foi-se como uma estação, como a primavera  que se despede enchendo o outono de folhas mortas, como uma chuva de verão, como um fogo de palha, mas suas ações são indeléveis, são como códigos de barra a eternizar um produto, e esse produto foram as dezenas, as centenas, as milhares de vidas salvas por ele.

E já choramos o que tínhamos para chorar, e já sofremos o que tínhamos para sofrer, agora é preciso que entendamos que ele, logo ele que salvou tantas vidas aqui na terra, vive agora a alegria de ser cooptado por Deus para que aprenda, em sua infinita bondade, também, a arte de salvar almas, para todos os séculos e seculos sem fim.


Reunião de doutores
Que a paz lhe acompanhe sempre


Nenhum comentário:

Postar um comentário