domingo, 4 de novembro de 2018

DÊ A CESAR, PELO MENOS, O QUE É DE CESAR




Vês! Ninguém assistiu ao formidável enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão -- esta pantera - foi tua companheira inseparável!

Não se pode negar que essa ingratidão fez parte da campanha de Cesar Brito, muitos receberam o dinheiro e não aplicaram no que foi combinado. Tem gente com a conta gorda. O enterro da última quimera, prefeitura de Bacabal, começou quando o candidato se uniu a quem não tinha nada a ver com responsabilidade, quando ele se aliou a uma imprensa sem critérios, mentirosa, que tinha por fim a anarquia e a balbúrdia.
Acostuma-te à lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miserável, mora, entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera.
E essa necessidade de também ser fera, culminou por si aprisionar em seus próprios descaminhos, a ambição do poder pelo poder e a lama que lhe esperava, lhe recebeu com todos os seus asquerosos vermes. E agora, onde estão todos? Onde estão aqueles que faziam parte da "onda do 23"? Eram amigos do dinheiro e não do candidato.
Conheço o Cesar Brito mesmo antes de nascer, sua mãe Maria Zelma, gravida, frequentava a minha casa, morava em frente, junto com Neuzinha, Léa, Fernando, Zeziquinho e Zé Alberto, seus tios. Fui amigo do seu avô, o grande e saudoso  músico saxofonista Zé de Brito, o Palito, sou amigo da sua avó Zelita e principalmente do seu pai, o empresário e músico Brito Neto. Acompanhei os seus primeiros passos e ainda, ele muito menino, jogávamos bola na rua com toda a turma.
Sempre de temperamento forte, Cesar construiu seu grande império, seu próprio futuro, e com o dom herdado de seu pai em investimentos certeiros e lucrativos, conseguiu muito cedo uma certa independência financeira e logo enveredou na política.

Toma um fósforo, acende teu cigarro! o beijo, amigo, é a véspera do escarro, a mão que afaga é a mesma que apedreja.
Secretário de Esporte na gestão Zé Alberto Veloso, Cesar Brito teve um trabalho de boa visibilidade, muito bem assessorado, tinha mãos boas prestando serviço e com dinheiro e um time de correligionários, não foi difícil se eleger a vereador pela chapa cassada Zé Vieira/Florêncio Neto. Com essa cassação, ele se lançou candidato a prefeito na eleição suplementar tendo como vice o próprio Florêncio Neto. Longe de formar um grupo, Cesar cometeu muitos erros, um deles foi se deixar fotografar com muitas pessoas e chamar aquela ação de apoio. Nenhum foi pra luta com ele, Outro erro foi deixar que a imprensa aliada usasse a forma mais suja para tentar lhe favorecer. Acabou por lhe atrapalhar. Perdeu muitos votos e a eleição.
Sabíamos que sua eleição era difícil, quase impossível, mas é inegável que ele agora represente a oposição em Bacabal, foi dono de mais de 20 mil votos, 20.817, precisamente, o que é uma vitória para quem não tem, sequer, como vereador, um simples requerimento para uma limpeza de uma rua, ou mesmo para tapar um buraco.
Cesar agora tem que entender que o momento é outro e tentar, como fez na vida social, fazer seu próprio caminho na vida política. Para manter esse eleitorado tem uma longa estrada, cheia de curvas sinuosas. Cesar terá agora que mostrar trabalho como vereador, visitar os bairros, as comunidades, apresentar projetos, cair em campo. Terá que entender que Zé Vieira faz parte de um passado e que agora o presente é outro. Terá que se desvencilhar da velha política, de ataques, mentiras, perseguições, jagunços, armações, terrorismo. Terá que descartar um  monte de gente que diz lhe apoiar e recambiar outras que formam grupo. Terá que entender que grupo ganha política, falso apoio é só para aparecer na foto. Terá que desconstruir o pejorativo adjetivo de agiota, um peso a mais pra carregar. E o principal, terá que entender que voto tem valor, não preço.
A responsabilidade de César Brito agora é muito grande, é a segunda força na politica bacabalense e essa ascensão, jogou uma pá de cal nas pretensões, de um dia ser prefeito de Bacabal, de muitos que lhe “apoiaram”. Não precisa nem citar nomes.
Cesar foi um perdedor vencedor, teve muitas mãos que de nada lhe ajudaram e até, no momento de tristeza, lhe afagaram  e tem pessoas que até externaram um sentimento de pena, mas um imperador caído, sempre acha um meio de se levantar, é como a ave Fênix, renasceu das cinzas. A ferida, sei, ainda está aberta e dói e muitas bocas ainda se abrirão pra lhe dizer, sei lá, uma palavra de conforto, ou mesmo dar um beijo, daqueles que Judas deu em Jesus, então ...

...Se a alguém causa inda pena a tua chaga, apedreja essa mão vil que te afaga e escarra nessa boca que te beija!
Ave Cesar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário