quarta-feira, 15 de abril de 2020

“O AUMENTO DE CASOS ERA ESPERADO”, AFIRMA CARLOS LULA


Na manhã desta quarta-feira (15), o secretário de Saúde, Carlos Lula, em entrevista ao titular do Blog, no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, falou sobre o aumento dos casos do novo coronavírus no Maranhão.

O último boletim da Secretaria da Saúde, na noite de terça-feira (14), um dado chamou atenção, o fato de terem sido registrados 152 novos casos, o maior já registrado em 24 horas.

No entanto, Carlos Lula, apesar de dizer que os números sempre vão preocupar, esse aumento era esperado e atribuiu ao fato de que mais testes estarem sendo feitos e com resultados mais rápidos. Além disso, o secretário voltou a culpar o não cumprimento do isolamento social por algumas pessoas.

“O aumento era esperado, já que se deve a dois fatores. Tanto em razão das pessoas não estarem respeitando as regras de isolamento social, a gente infelizmente é uma das capitais do país com o menor percentual, estamos em torno de 50%, o ideal seria ter pelo menos 70% das pessoas isoladas em suas casas sem sair. E ao mesmo tempo a gente aumentou muito a nossa capacidade de fazer exames. Nós deixamos aquela primeira fase em que o ministério só permitia a realização dos exames nos seus laboratórios, para permitir que os próprios laboratórios centrais fizessem. Então, quando a gente expande e adquire mais máquinas e permite que o nosso laboratório central realize mais exames, a gente tem mais testes. Ontem foram praticamente 300 exames”, destacou.

Carlos Lula também deixou claro que os números de casos registrados no Maranhão serem maiores que outros estados, podem não ser reais, pois o secretário assegurou que a quantidade de exames feitos no Maranhão, tem sido maiores que em outras unidades federativas do Brasil.

O secretário também fez questão de ressaltar a chegada de 107 novos respiradores, que chegaram na madruga desta quarta-feira para o Maranhão. Carlos Lula fez questão de agradecer ao empresariado maranhense pelo apoio no momento da pandemia.

“Os respiradores de fato chegaram. Quero agradecer aqui ao empresariado maranhense, por diversas empresas que fizeram essa compra, fizeram a doação para a secretaria. São leitos a mais que nós vamos ter. Então a gente agradece muito. Essa operação a gente foi terminar era quase 2h da manhã, com os testes sendo feitos, os respiradores funcionando. E isso dá uma imensa alegria. A partir de hoje eles vão estar sendo encaminhados para as unidades para que a gente tenha condição de ter mais leitos e cuidar das pessoas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário