terça-feira, 14 de abril de 2020

OPINIÃO – CADERNO ESTADO MAIOR - “LIVRE ARBÍTRIO”


Aos poucos e devido a muita pressão, o governo estadual vai tentando – de forma gradual, é fato – retomar a rotina do comércio no Maranhão. A ideia do isolamento total vai ficando para trás. Apesar de não ser um “liberou geral”, a gestão estadual abriu as restrições de antes.

Mas o que chamou atenção na decisão do governo do Estado foi o “livre arbítrio” dado no decreto do governador Flávio Dino aos prefeitos do interior do Maranhão.

Fica a cargo dos gestores decidirem sobre o funcionamento da atividade comercial. A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) ainda avalia a situação e deve dar uma posição aos seus associados.

Dessa maneira, fica claro que o Estado retira de si a pressão do setor comercial para a volta das atividades e deixa com a responsabilidade para os prefeitos, que terão de abrir o diálogo com os empresários e ainda trabalhar para evitar que o novo coronavírus passe a ser uma realidade em suas cidades.

A missão é complicada e muitos prefeitos estão com cautela sobre o retorno da vida normal no interior.

Por enquanto, cinco cidades já se posicionaram e liberaram o funcionamento do comércio de produtos considerados não essenciais. Regras sanitárias devem ser seguidas segundo o decreto do governador Flávio Dino e também segundo o que vem orientado a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) pelos municípios do interior.

Orientações – De acordo com a Famem, além das cinco cidades que flexibilizaram o funcionamento dos comércios em seus territórios, outros municípios também poderão adotar o mesmo caminho.

Tudo dependeria de orientação do Ministério Público Estadual, que já até acionou prefeitos por funcionamento da atividade comercial.

Das cidades que partiram para a abertura com moderações, apenas Santa Rita registrou casos da Covid-19.

Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário