terça-feira, 20 de setembro de 2022

A BOA MARGEM DE LULA E A NOVA ESTRATÉGIA

 

O novo Ipec/TV Globo mostrando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto, o suficiente para vencer as eleições em 2 de outubro, vai antecipar comerciais de segundo turno do PT. A intenção é incentivar nas próximas semanas o voto útil de eleitores hoje dispostos a votar em Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) no primeiro turno e que nas pesquisas admitem votar em Lula no segundo. O comitê lulista quer usar o esgotamento com a campanha e a rejeição a Bolsonaro para convencer este eleitor a adiantar sua decisão.

De acordo com o Ipec, em votos válidos, quando são excluídos nulos e brancos e os eleitores indecisos, Lula tem 52%, um ponto percentual acima da semana passada. Das principais empresas, o Ipec foi o primeiro a detectar uma tendência de alta dos votos em Lula.

Terceiro colocado, Ciro tem 7% das intenções de voto, na margem de erro o mesmo número desde agosto. Simone Tebet, a quarta colocada, tem 5%, seu melhor resultado desde 15 de agosto. No comitê do PT, estima-se que um terço dos eleitores de Ciro e Tebet podem trocá-los por Lula para encerrar a disputa já no primeiro turno.

A campanha irá apresentar um eventual governo Lula como parte de um movimento para além do PT, incorporando propostas de Ciro, como a renegociação das dívidas dos consumidores com nome sujo, e Tebet, como o prêmio em dinheiro a quem concluir o ensino médio.

Resultados de aproximação com Meirelles

Esta estratégia de ampliar o eleitorado lulista começou na semana passada como anúncio de voto da ex-ministra Marina Silva, rompida com o PT desde 2009. Nesta segunda-feira, Lula exibiu o apoio de outros políticos não petistas, entre eles o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. A chegada de Meirelles foi comemorada no mercado financeiro, área na qual o PT é impopular.

Embora o apoio não inclua convite para participar do governo, o encontro foi lido pelo mercado financeiro como espécie de promessa de que se eleito Lula irá ouvir Meirelles, um economista conhecido pelo conservadorismo fiscal. Com a novidade, o dólar caiu 1,82%, a R$ 5,1640 na venda, enquanto o índice Ibovespa saltou 2,33%, aos 111.823 pontos.

Um comentário:

  1. Quero ver a pesquisa Datapovo. Esse molusco não sai da clausura. Para os tolos que acreditam meu desprezo..Capitão eleito no primeiro turno.

    ResponderExcluir