terça-feira, 20 de setembro de 2022

COLUNA DO ZÉ LOPES - NÃO É REI MAS É DAVI II - A MISSÃO

 

Não sou nenhum cientista, técnico ou expert em política, e, por não ser a arte da minha dedicação, tampouco da minha paixão, me atenho apenas a observar os acontecimentos e, dentro do meu minúsculo conhecimento, opinar sem a responsabilidade de agradar ou não.

Não vou falar aqui de assessoria ou marketing de campanha, não é esse o meu ofício, mas da grande surpresa que iluminou a política maranhense, o candidato a deputado estadual Davi Brandão. 

Filho do atual prefeito Edvan Brandão, que é considerado um dos melhores de Bacabal, o jovem Davi Brandão vem se mostrando capaz e junto com seu pai, desbrava esse imenso Estado em busca de apoio para assegurar uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão. 

Inteligente, habilidoso, em um breve espaço de tempo ele aprendeu a dominar a fala em todos os sentidos e naturalmente expõe no palanque, aquilo que a sua cabeça pensa e com toda a firmeza que adquiriu, por ser a grande novidade superior da política maranhense, mas com os pés fincados em sua cidade natal, Bacabal, virou alvo de ataques por parte de uma oposição pífia e desesperada que busca a todo custo, já que não pode destruir o óbvio, pelo menos descaracterizar aquilo que vem sendo construído e o que já foi construído.



Do livro A arte de ser feliz de Arthur Schopenhauer,  selecionei um texto que identifica ao pé da letra, essa visão que tenho atualmente do Davi Brandão.  " Aquele que mantém a calma diante de todas as adversidades da vida, mostra simplesmente ter conhecimento de quão imensos e múltiplos são os seus possíveis males, motivo pelo qual ele considera o mal presente, uma parte muito pequena daquilo que lhe poderia advir e, inversamente quem sabe desse fato e reflete sobre ele,  nunca perderá a calma"

Essa calma presente e flagrante na aura e nas atitudes do Davi Brandão, apesar da pressa da campanha, é que lhe faz esse jovem promissor, é que lhe faz destemido, amado, respeitado, preferido e apto para conquistas inimagináveis e imagináveis urgentes, como a sua eleição para deputado estadual. 

Conta o Velho Testamento que o Rei Davi se fez pequeno diante de Deus para se tornar um gigante diante dos homens, e como uma regra, esse ato se aplica ao Davi Brandão,  essa  grande promessa, esse ser sempre alegre,  prestativo, atento aos acontecimentos e pronto para ajudar ao próximo.

Davi Brandão corre, sempre junto do seu pai, pelos quatro cantos do Maranhão em busca de seu intento. Essa liderança auferida naturalmente, incomoda a alguns e os insultos proferidos à sua pessoa e aos seus incontáveis feitos para o bem estar do município, lhe renderam algozes, opositores, falastrões e um sem números de insultos, que, por não vociferarem e nem serem combatidos ou revidados, deixam seus autores ensandecidos.

Davi Brandão é realmente a representação do novo, tem a alma limpa, o coração puro e se mostra pronto para exercer mais um cargo de tamanha envergadura. O trabalho de campanha é para que ele seja, senão, o deputado estadual mais votado, pelo menos, um dos mais votados do Maranhão.

Em plena ebulição e ascensão política, Davi Brandão vem mostrando que é um gigante em berço esplêndido e como bem falou o cantor, escritor, compositor e poeta Antônio Carlos Jobim - "O sucesso na Terra Natal se transforma em  ofensa pessoal" , e ele vem incomodando, mas superando todas essas mazelas e intempéries e é isso que faz desse jovem Davi Brandão, o novo corpo e a nova alma da nova política maranhense. E vamos à vitória. 

- Mas é verdade que Bacabal poderá fazer três deputados estaduais?

- É sim, mas isso é assunto para outro artigo.


4 comentários:

  1. Com essa grana toda compraria até um Império.

    ResponderExcluir
  2. João Marcelo federal 1555

    ResponderExcluir
  3. Nesse artigo metafórico o cantor, compositor e escritor Zé Lopes lava a sua alma poética e decorre com a verdade diante dos fatos ocorridos a uma alma nova e promissora.! Ganhou meu voto

    ResponderExcluir