terça-feira, 27 de outubro de 2015

DELEGADO REGIONAL DE BACABAL DIZ QUE BALANÇO DAS AÇÕES REALIZADAS É POSITIVO

De duas, uma: a Secretaria de Estado da Segurança Pública tem um plano orquestrado para ludibriar a população maranhense com dados que não condizem com a realidade vivida pela população, pelo menos a bacabalense, ou os principais responsáveis por promover a segurança pública em nossa cidade estão vendendo gato por lebre aos seus superiores.

Me refiro, primeiramente, ao caso do comandante do 15º BPM, que durante uma explanação feita na Câmara Municipal, apresentou aos vereadores e à imprensa dados que demonstravam uma diminuição no índice de violência na cidade do início do ano para cá.

Agora, surpreendentemente quem usa dessa mesma artimanha é o delegado Leonardo de Oliveira Pereira (foto), há dois meses à frente da titularidade da 16ª Delegacia Regional de Bacabal.

Conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação do Maranhão, o delegado diz ter realizado operações especiais que resultaram em prisões e apreensão de drogas. As ações tiveram como foco tirar de circulação traficantes, homicidas, quadrilhas de assaltantes, estelionatários, estupradores e outros criminosos.

Ainda segundo a publicação oficial, essas ações tiveram grande repercussão junto à população local e cita como exemplo a prisão do suspeito Carlos Alberto da Conceição e a apreensão de 10 máquinas caça-níqueis no mês de setembro deste ano. Em desfavor de Carlos Alberto já havia um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio.

O delegado cita também a prisão, na cidade de Bacabal, de uma quadrilha de estelionatários que agia no município de Vitorino Freire.

“A Polícia Civil de Bacabal, vem trabalhando para a cada semana mostrar um trabalho de repercussão com intuito de mudar a imagem da instituição,” disse Leonardo Pereira.

Ele frisou ainda a importância da parceria entre a Polícia Civil e a comunidade, e para facilitar essa proximidade entre ambas as partes, foi criado um canal via aplicativo para receber denúncias anônimas.

O que ele não se lembrou de relatar ou não tem conhecimento é que o canal criado para facilitar que a população fizesse as denúncias, na prática não funciona, pois eu mesmo como titular do blog pude constatar e recebi reclamações de outras pessoas. O número do telefone celular que tem a conta no WhatsApp onde seria para falar diretamente com um delegado, passa dias sem ser visto, tempo precioso perdido que, com a mais absoluta certeza, pode fazer toda diferença.

Sempre disposto a colaborar, o Blog do Sérgio Matias chegou inclusive a divulgar o referido número em todos seus canais na internet (Blog, Facebook, grupos de WhatsApp, Instagram e Twitter), porém, como havia muitas reclamações por parte dos leitores quanto a operacionalidade do serviço ofertado, resolvi por bem retira-lo do ar.

Outro detalhe deixado de lado no balanço apresentado foi no que tange aos inúmeros casos que chocaram a população e estão até hoje sem solução, dentre os quais execuções, tentativas de homicídios e o misterioso desaparecimento dos jovens Jairo Nascimento Costa e José Iran Pinto Barbosa Filho, de 26 anos de idade, ocorrido no dia 27 de agosto, portanto, dois meses completados nesta terça-feira, 27 de outubro de 2015.

Mas, muito embora seja pouco provável que resulte em algo concreto, a Secretaria de Segurança Pública dispõe da Ouvidoria. Através do emailouvidoria.segurança@ssp.ma.gov.br ou pelos telefones (98) 3217-4077/ 3217-4078, os maranhenses podem classificar oserviço dos policiais, sugerir políticas ou fazer denúncias, em caso de descontentamento com algum serviço, abuso ou inércia por parte dos agentes.


“Se for constatado o abuso após reunir provas, a Ouvidoria encaminha essa situação para a Corregedoria, para o Ministério Público ou outro órgão, de acordo com a situação. E a ouvidora tem, dentro da sua missão, o poder de requisitar qualquer serviço, qualquer certidão que a ajude a comprovar a veracidade dos fatos”, declarou a ouvidora geral Elivânia Estrela.

Por Sérgio Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário