segunda-feira, 22 de maio de 2017

SÃO JOÃO NA ILHA COMEÇA EM 1º DE JUNHO

As festas juninas começarão mais cedo, este ano, em São Luís. A partir do dia 1º de junho
As festas juninas começarão mais cedo, este ano, em São Luís. A partir do dia 1º de junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), promove uma prévia do São João de Todos, com apresentações variadas no Centro Histórico.
Na prévia junina, grupos folclóricos se apresentam às quintas-feiras, a partir das 18h, no Canto da Cultura, localizado no encontro das ruas Portugal e da Estrela. Às sextas-feiras, também às 18h, será a vez dos grupos de tambor de crioula fazerem a festa na praça da Faustina.
O São João de Todos começa oficialmente no dia 14 de junho, no circuito oficial formado pelos arraiais da praça Nauro Machado, praça Maria Aragão, Ipem e Vila Palmeira.
Com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação segue até o dia 2 de julho.
O palco dos artistas maranhenses será a praça Nauro Machado, com shows às sextas-feiras e sábados. Já as atrações nacionais se apresentam aos sábados, nos arraiais do Ipem e Vila Palmeira.
Festa nos bairros
Além do circuito oficial, o Governo do Maranhão apoia arraiais em doze bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho.
O governo apoia, ainda, eventos juninos tradicionais como o encontro de grupos de bumba-meu-boi na Capela de São Pedro, na Madre Deus, realizado na virada do dia 29 de junho; e o festejo de São Marçal, no bairro João Paulo, na virada do dia 30 de junho.
O Festival de Zabumbas, que reúne grupos de bumba-meu-boi de sotaque zabumba, e o Encontro de Miolos de Boi, ambos ainda sem data definida, também foram beneficiados com o apoio cultural do Governo do Estado.
O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, diz que apoiar arraiais de bairro e eventos importantes como a Capela de São Pedro é uma forma de fortalecer a diversidade e a tradição do São João maranhense. Neste ano, o Governo do Estado investiu R$ 7,5 milhões para a realização das festas juninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário