domingo, 9 de setembro de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE - NÓDULOS NA MAMA

Um nódulo na mama (massa) é um espessamento ou protuberância com textura diferente do tecido mamário ao redor. Um nódulo pode ser descoberto em uma mama por acaso, durante um autoexame do seio ou durante um exame físico de rotina por um médico.
Os nódulos nas mamas são relativamente comuns e geralmente não são cancerosos.
Você sabia que...
  • A maioria dos nódulos na mama não é câncer, mas é necessário realizar exames, porque é muito difícil diferenciar nódulos não cancerosos dos cancerosos.
Os nódulos podem ser indolores ou doloridos. Às vezes, eles são acompanhados por secreção no mamilo ou alterações na pele, como irregularidades, vermelhidão ou textura com covinhas (chamado de peau d'orange ou pele de laranja) ou estiramento da pele.
Os nódulos de mama podem ser bolsas cheias de líquido (cistos) ou massas sólidas, que geralmente são fibroadenomas. Os fibroadenomas não são cancerosos e os cistos também não costumam ser.
Causas
Causas comuns de nódulos na mama
As causas mais comuns são:
  • Fibroadenomas
  • Alterações fibrocísticas
Fibroadenomas são nódulos que costumam ser lisos, arredondados, móveis e indolores. Eles se desenvolvem normalmente em mulheres em idade fértil. Os fibroadenomas podem ser erroneamente considerados câncer de mama, mas eles não são. Alguns tipos de fibroadenoma não parecem aumentar o risco de câncer de mama. Outros podem aumentar levemente esse risco.
Alterações fibrocísticas incluem dor, cistos e nódulos gerais na mama. As mulheres podem ter um ou mais desses sintomas. As mamas parecem irregulares e densas e geralmente se sentem macias quando tocadas.
Na maioria das mulheres, alterações fibrocísticas estão relacionadas às variações mensais nos níveis dos hormônios femininos estrogênio e progesterona. Esses hormônios estimulam o tecido mamário.
As alterações fibrocísticas não aumentam o risco de ter câncer de mama.
Outras causas de nódulos na mama
Às vezes, os nódulos resultam de
  • Infecções de mama, incluindo coleções de pus (abscessos), que são muito raras, salvo durante algumas semanas depois do parto
  • Um duto de leite bloqueado (galactocele), que geralmente ocorre de seis a dez meses após o fim da amamentação
  • Lesões, que podem resultar na formação de tecido cicatricial
  • Câncer de mama
Infecções, galactoceles e formação de tecido com cicatriz não aumentam o risco de câncer de mama.
Avaliação
Sinais de alerta
Certos sintomas e características devem receber uma atenção especial:
  • Um nódulo preso na pele ou na parede torácica
  • Um nódulo com textura dura e irregular
  • Covinhas na pele perto do nódulo
  • Linfonodos da axila que estão emaranhados ou presos à pele ou parede torácica
  • Uma secreção sanguinolenta do mamilo
  • Pele espessada e vermelha sobre a mama
Quando consultar um médico
Como os nódulos na mama podem ser cancerosos (embora raramente sejam), eles devem ser avaliados por um médico dentro de aproximadamente três a sete dias.
Atraso de uma semana mais ou menos não é prejudicial, a menos que haja sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço e/ou uma secreção de pus. As mulheres com esses sintomas devem consultar um médico dentro de um ou dois dias.
O que o médico faz
Os médicos fazem perguntas à mulher sobre o nódulo como, por exemplo, há quanto tempo ele existe, se ele desaparece e depois volta e se é doloroso. Os médicos fazem perguntas sobre outros sintomas, incluindo se têm secreção do mamilo e sintomas gerais, como perda de peso, fadiga e dores ósseas (que pode indicar câncer avançado). Os médicos perguntam à mulher sobre seu histórico médico e familiar, incluindo fatores de risco para câncer de mama.
Então, os médicos fazem um exame físico, com foco nas mamas e áreas ao redor delas ( Câncer de mama : Exames preventivos). Os médicos inspecionam a mama em busca de anomalias, alterações na pele e secreção no mamilo. Eles também sentem (palpam) o nódulo para determinar
  • Seu tamanho
  • Se ele é duro ou mole
  • Se ele é liso ou irregular
  • Se ele é doloroso
  • Se ele se move livremente ou se está preso à pele ou à parede do tórax
Nódulos flexíveis dolorosos em mulheres mais jovens geralmente são alterações fibrocísticas, especialmente se a mulher tiver tido nódulos semelhantes antes.
Os médicos determinam se as mamas estão com formato e tamanho semelhantes e verificam cada mama para detectar anomalias, especialmente sinais de alerta. O câncer é mais provável se houver sinais de alerta.
Os médicos também sentem os linfonodos nas axilas e acima da escápula para verificar se existem linfonodos aumentados ou dolorosos.
Exames
Normalmente, são necessários testes para determinar se os nódulos mamários são cancerosos ou não, porque é difícil fazer isso durante um exame físico e porque a não identificação do câncer tem consequências graves.
Ultrassonografia geralmente é feita primeiro para tentar diferenciar nódulos sólidos de cistos, que raramente são cancerosos.
Se o nódulo parece ser um cisto e estiver causando os sintomas (como dor ou secreção no mamilo), uma agulha com uma seringa costuma ser inserida no cisto e o líquido é coletado (processo chamado de aspiração) e examinado. O líquido é examinado para detectar a presença de células cancerosas apenas no caso de ocorrer o seguinte:
  • Ele está sanguinolento ou turvo.
  • Apenas uma pequena quantidade de líquido foi obtida.
  • O nódulo permanece mesmo após a aspiração
Caso contrário, a mulher será examinada novamente em quatro a oito semanas. Se o cisto não puder ser sentido, ele não é considerado canceroso. Se ele voltar, a aspiração será feita novamente, e o líquido será enviado para análise, independentemente da aparência. Se o cisto voltar uma terceira vez ou se o nódulo ainda estiver presente depois de ter sido aspirado, uma amostra de tecido do nódulo ou o nódulo inteiro é removido e examinado ao microscópio (biópsia).
Se o nódulo parecer sólido, normalmente é feita mamografia seguida por uma biópsia. Os médicos podem fazer diversos tipos de biópsia:
  • Biópsia aspirativa por agulha fina: Algumas células são removidas do nódulo com o uso de uma agulha fina presa a uma seringa.
  • Biópsia por agulha grossa: Uma agulha mais grossa com uma ponta especial é usada para remover uma amostra maior de tecido mamário.
  • Biópsia aberta (cirúrgica): Os médicos fazem uma pequena incisão na pele e no tecido mamário e removem todo o nódulo ou parte dele. Este tipo de biópsia é feito quando não for possível fazer uma biópsia por agulha (por exemplo, porque não é possível sentir o nódulo). Ela pode também ser feita depois de uma biópsia por agulha que não detectou câncer para ter certeza de que o câncer não passou despercebido pela biópsia por agulha.
Ultrassonografia ou mamografia são frequentemente usadas para guiar a colocação da agulha para a biópsia. A maioria das mulheres não precisa ser hospitalizada para esses procedimentos. Geralmente, apenas é necessário um anestésico local.
Tratamento
O tratamento depende da causa e se há sintomas presentes.
Para alterações fibrocísticas, usar um sutiã macio e sustentador como um sutiã esportivo e tomar analgésicos, como paracetamol ou um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE), pode ajudar a aliviar os sintomas.
Às vezes, os cistos são drenados.
Fibroadenomas são normalmente removidos se eles estiverem aumentando de tamanho ou causando dor ou se a mulher quiser que eles sejam removidos. Geralmente, apenas um anestésico local é necessário. Contudo, depois que um fibroadenoma é removido, outros fibroadenomas podem aparecer em outras partes da mama. Se vários nódulos forem removidos e considerados não cancerosos, a mulher e o médico podem decidir não remover novos nódulos que se desenvolvam. Independentemente de os fibroadenomas serem ou não removidos, a mulher deve fazer exames regulares para que o médico possa verificar se existem alterações.
Caso seja diagnosticado, o tratamento do câncer de mama normalmente compreende cirurgia para remover o tumor mais radioterapia, quimioterapia e/ou medicamentos hormonais.
Pontos-chave
  • A maioria dos nódulos na mama não é câncer.
  • Como é difícil distinguir nódulos não cancerosos de cancerosos durante um exame físico, geralmente são feitos outros exames.
Por Dr. Otávio Pinho Filho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário