terça-feira, 25 de setembro de 2018

A MÃO





A mão, esse órgão tão importante, politico, filosófico, analítico, poético, conceitual, romântico, áspero, literário, pejorativo, sinistro, musical, religioso, instrumental, substantivo concreto... concreto???  Não!!! Essa mão que nos incomoda é meio abstrato, nem tão concreto assim.

A mão que toca um violão, se preciso, faz a guerra, já cantava Marcos Vale no Festival de Abertura lá pelos anos 60 e essa é mesma mão de Deus, que segundo Maradona, foi a co-autora do seu gol mais importante, e é a mesma mão cantada nos velórios, segura na mão de Deus e vai.

A Mão mais atrevida de Roberto Carlos em sua Cavalgada, como é que eu vou pegar na tua mão e não poder te levar pra casa, sucesso atual cantado por centenas de artistas brasileiros, a mão na consciência no quadro humorístico do Jô Soares, A mão e a Luva na literatura de Machado de Assis, é a mão na mão e união, homens no reggae de Santacruz, assim como canta Rogéryo du Maranhão no seu Anjo Lilás, me dá tua mão e vamos sair por aí.

A mão que afaga é a mesma que apedreja, poetizou Augusto dos Anjos e o medo de avião do Belchior, fez com que pela primeira vez segurasse a mão da amada e aquele que com um revolver na mão vira um bicho feroz como cantou Bezerra da Silva, contrasta com em frente ao portão nós dois coladinhos minha mão na tua mão, no sucesso A raposa e as uvas do rei Reginaldo Rossi.

A religiosidade  de Lúcio Barbosa na música Cidadão, tá vendo aquela igreja moço, onde o padre diz amém, pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo, tem tudo a ver com pelo vinho pelo pão do paraibano Zé Ramalho quando diz claros pelos evidentes, nascerão em cada mão, lívidos e conscientes, pelo vinho e pelo pão..

Tem mão pra tudo e pra todos em verso, prosa, mote, glosa e rimas.

Mão boba, mão de cola, mão atada
Mão de onça,  mão de ferro,  mão furada
Mão  de pilão, mão santa, mão pesada
Mão leve, mão no bolso, mão cagada.


A mão no ombro é um sinal de amizade, de companheirismo, de apoio. Falar em mão e não falar na mão fantasma que aparece na propaganda politica de César Brito, candidato a prefeito de Bacabal, e de Fufuquinha, candidato a deptado federal, é uma mão que vem de outras galáxias, uma coisa meio cabalistica, mão de bruxa. e olha que essa mesma mão já apareceu no ombro de Florêncio Neto no cartaz de propaganda quando era vice de Zé Vieira.

Se é peso, a mão de Zé Vieira hoje nos ombros de qualquer candidato, eles disfarçaram bem, mas se esta mão, que é evidente que não é, for creditada ao Zé Vieira, é preciso fazer um trocadilho na obra prima de Augusto dos Anjos.

Se alguem inda causa ânsia a tua chaga
Apedreja essa vil mão que te afaga

Ou troca de artista gráfico, e sua mão de obra barata, ou manda incinerar os cartazes, pois esta montagem está uma verdadeira mão no saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário