domingo, 2 de setembro de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - RAQUITISMO


Raquitismo é uma doença que afeta o desenvolvimento dos ossos das crianças, deixando-os amolecidos, frágeis ou com deformações, que causa sintomas como problemas nos dentes, dificuldade para andar e atraso no desenvolvimento e no crescimento da criança.

Esta doença pode ter diversas causas, porém as mais comuns envolvem a carência de Vitamina D ou de Cálcio, e o seu tratamento é feito através da toma de suplementos multivitamínicos orientados pelo médico.

Principais Causas de Raquitismo: A Vitamina D ajuda o corpo a controlar apropriadamente os níveis de Cálcio e fosfato. Se os níveis sanguíneos destes minerais tornam-se muito baixo, o corpo pode produzir hormônios que causam a liberação de Cálcio e Fósforo dos ossos. Isto leva a ossos fracos e moles.

A Vitamina D é absorvida a partir dos alimentos ou pode ser produzido através da pele quando exposta à luz solar. Falta de produção de Vitamina D pela pele pode ocorrer em pessoas que:

  • Vivem em climas com pouca exposição à luz solar
  • Têm que ficar dentro de casa
  • Trabalham dentro de casa durante o dia
  • Você não pode obter quantidade suficiente de vitamina D a partir da dieta, se:

Apresenta intolerância à lactose (têm problemas para digerir produtos lácteos)

  • Não leva produtos lácteos
  • Siga uma dieta vegetariana

Bebês alimentados exclusivamente com leite materno também podem desenvolver deficiência de Vitamina D. Este leite não fornece a quantidade adequada de vitamina. Isso pode ser um problema particular para crianças com pele mais escura nos meses de inverno. Isso ocorre porque os níveis de luz solar são mais baixos.

Ingestão insuficiente de Cálcio e Fósforo na dieta também pode levar ao raquitismo. Isso como a causa de uma deficiência alimentar desses minerais é raro em países desenvolvidos. Cálcio e Fósforo são encontrados no leite e em vegetais de folhas verdes.

Seus genes podem aumentar o risco de raquitismo. Raquitismo é uma forma hereditária da doença, que é transmitida de pais para filhos. Ela ocorre quando os rins são incapazes de reter minério de fosfato. Raquitismo, também pode ser causada por distúrbios renais envolvendo acidose tubular renal .

Distúrbios que reduzem a digestão ou absorção de gorduras irá tornar mais difícil a absorção de Vitamina D no organismo.

Ocasionalmente, o raquitismo pode ocorrer em crianças com doenças hepáticas. Estas crianças não pode converter Vitamina D em sua forma ativa.

Raquitismo é mais comum em crianças durante os períodos de crescimento rápido. Nesta idade, o corpo necessita de níveis elevados de Cálcio e fosfato. Ele é geralmente visto em crianças de 6 a 24 meses. Não é comum em recém-nascidos.
Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário