sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

COLUNA DO ZÉ LOPES - VEREADORES, CORRAM QUE A BRUXA VEM AÍ


A verdade é que a nova lei eleitoral, com o fim das coligações, beneficiou por demais aqueles vereadores com mandato, eles já fazem suas “pré” campanhas e largam na frente dos demais que aspiram uma vaga na Câmara Municipal de Bacabal.

Muito se especula sobre as candidaturas das famílias politicas bacabalenses, o que aponta para várias vertentes, e também sobre a candidatura do ex-senador João Alberto, essa precisa de uma análise mais apurada, detalhada  e profunda.

Bacabal tem muitas historias  em eleições para o legislativo, sempre nos pregou peças, causou espantos, revelou estratégias e tudo está convergindo para novas cenas e o espetáculo pode ser hilário para uns e devastador para outros. Depende do ponto de vista do agora, e da realidade absoluta do depois.

Famílias tradicionais como a Trabulsi, há décadas, elegeu o atleta e folclorista Zezinho Trabulsi com uma votação muito expressiva. Eleita com folga para deputada estadual,  Graciete Trabulsi foi cassada mas não se abateu.  Cumpriu sua pena eleitoral, voltou por cima e hoje é uma vice prefeita com muito poder de fogo, uma grande aceitação, detentora de uma liderança invejável, mas que vive o dilema de ter que apoiar um candidato na família, entre três que ja estão pré lançados, os sobrinhos Hammim e Handerson e o irmão Betico Trabulsi que é o preferido da vice prefeita. Já com a pré campanha na rua e bem na frente dos outros, Betico deve ter o martelo batido em prol do seu nome e sua candidatura trabalhada pela família. 

Com o apoio flagrante do ex-prefeito Dr. Lisboa ao vereador Venâncio do Peixe, apesar de unidos pela reeleição de Edvan Brandão, Graciete vai ter que se desdobrar para conseguir eleger o irmão. Ela que sempre fez um trabalho de notoriedade,  incansável na luta diária por melhores dias para a população, tem tudo para ajudar na eleição de Betico Trabulsi.

Embora ausente na vida politica bacabalense, a família Florêncio que tem a liderança do deputado Carlinhos, não pretende queimar seu cartucho lançando o ex-vereador (que foi vice-prefeito e prefeito cassado) Florêncio Neto nessa eleição.. Há rumores de que sairão candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente. Carlinhos, que sempre usou o silêncio como marca e estratégia, está esperando as coisas acontecerem,  devendo apoiar o irmão, advogado e ex-vereador Dr. Toinho Florêncio.   

Apesar do desgaste do ex-prefeito Zé Alberto, do ex deputado federal Alberto Filho, a família Veloso ainda é muito forte e poderosa e além da simpatia e do abastado poder financeiro, goza do privilégio de ter no seu seio, a ex vereadora e atual secretária de Assuntos Políticos, Doralice Veloso, e da maior revelação politica, o vereador Veloso Sobrinho, um dos mais atuantes e promissores políticos de Bacabal. Apesar de ser um dos cotados para uma fácil reeleição, Sobrinho tem no seu encalço, mais um membro da família que está com a pré-candidatura na rua, o seu primo Danilo Veloso, mas, com a liderança de Zé Alberto, e com o coeficiente muito alto, a decisão poderá ser só o nome de Sobrinho.

Já o prefeito Edvan Brandão, é quem mais terá que pensar para escolher um candidato. Na família, como não poderia ser diferente, há uma disputa interna por uma vaga que será trabalhada pelos Brandãos. Fora do páreo, o ex-vereador Li, irmão do prefeito, tenta emplacar o nome de sua filha, a evangélica Eliziete Brandão. Correndo por fora estão os primos Roliço e Jessilé, mas, diante das evidências, Valdivan Brandão parece ser o mais cotado e o seu nome já ganha proporções e a simpatia de muitos eleitores, familiares e do próprio prefeito.

Edvan Brandão, longe da família, tem dois nomes que estão diretamente ligados a ele. A fidelidade do suplente Dedê da Trizidela e a dívida de gratidão com o vereador Joãzinho do Algodãozinho. Não está fácil para o prefeito Edvan Brandão bater o martelo em torno de um só nome, mas, prefeito é prefeito e tem como minimizar essa situação.

Conversando com alguns políticos, jornalistas, blogueiros e apresentadores, as opiniões são muito regulares em acreditarem que dos 17 vereadores, 12 ou 13 conseguirão suas reeleições.

O EFEITO JOÃO ALBERTO
.   
No artigo O QUE EXISTE POR TRÁS DA CANDIDATURA DO CARCARÁ, escrito e postado pelo blogueiro, advogado e cientista politico  Dr. Rogério Alves, em um parágrafo, ele afirma:.. "Parte destes aliados andam preocupados, com a possível pré-candidatura do ex-senador João Alberto ao cargo de vereador. Muitos acreditam que essa candidatura vai jogar por terra a reeleição de pelo menos dois dos atuais vereadores. Na minha opinião, os dois mais prejudicados seriam Serafim e Melquiades, pois são os de base eleitoral mais ligadas ao Carcará"

Concordo com o Dr. Rogério e já havia falado isso também, só que esse efeito é muito maior, e atinge um patamar avassalador. Pra começar, a pré-candidatura de João Alberto, já fez com que saísse da casa do casal Jurandir Lago e Taugi Medeiros, companheiro de grupo, o nome do sobrinho Tauari para concorrer a uma vaga de vereador. Taugi que foi vice prefeita e hoje é Secretária da Mulher, sempre fez campanha para Serafim Reis, Melquiades Neto e Reginaldo do Posto, todos vereadores de votações expressivas e que agora terão que procurar a barra de outra saia, ou outras saias, mas, como diz o velho ditado, todos tem pano pra manga e redutos eleitorais fiéis e quantitativos. Não terão dificuldades.

Quem poderá ficar de saia justa, mas com muito pano para fazer muitas saias largas, é a vereadora Natália Duda, que é a preferida do deputado Roberto Costa, que por força dos acontecimentos, deverá, também, declarar apoio a João Alberto. Natália tem muitos serviços prestados, é atuante, conhece os labirintos da política, é filha do ex-vereador Jonas da Trizidela, um expoente, e mesmo com essa "suposta perda" tem reeleição assegurada. 

Mas a coisa não está bizarra só para a situação, não.  A oposição também poderá purgar essa febre de efeitos múltiplos, O vereador Dr. Jefferson Santos, o popular Corró, que tem no cume das suas eleições a votação do povoado Piratininga, deverá perder boa parte desse eleitorado para o João Alberto, logo ele tem um grande trabalho na comunidade e muitos, com certeza, irão lhe seguir.

A caça ao voto continua e duas vagas já estão na disputa, a de Cesar Brito e a do Coronel Egídio, supostos candidatos a prefeito. Estima-se que mais três vagas estarão abertas, esse é  o palpite. Então, quem tem trabalho e conhece os caminhos, está muito bem, mas quem tem dinheiro, está melhor ainda e essas cinco cadeiras, estarão esperando por vocês para mais quatro anos... Que seja de um bom trabalho.
++++++++++

- Mas se só tem cinco vagas, uma não é do João Alberto?
 - Não é bem assim, mas isso é assunto para outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário