terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

TURMA DO QUINTO CELEBRA CENTENÁRIO DE BACABAL NA PASSARELA DE SÃO LUÍS

Resultado de imagem para turma do quinto
Representatividade dentro do folclórico bairro da Madre Deus, a Turma Do Quinto tem como cores do seu pavilhão o azul e o branco. Sua sede fica localizada na Rua do Passeio, no bairro da Madre Deus, próximo ao Cemitério do Gavião.
"A Turma do Quinto surgiu em homenagem ao Quinto Batalhão de Arte, sediado pelas imediações do Hospital Geral, na Madre Deus. Eu vivi os áureos tempos da Turma Quinto, que cresceu muito. Quem trabalhou no começo da escola tinha visão de que a escola tinha que ser grande e, graças à Deus ela cresceu" disse o presidente da Turma do Quinto, Lílio Guega.
Tradicional, a escola de samba da Madre Deus tem orgulho de enumerar entre seus componentes vários expoentes de sua própria vida cultural. Aos 87 anos, Dona Santa é um desses nomes que de baiana da escola hoje faz parte da velha guarda.
"Saio no Quinto desde criança. Minha mãe ainda era viva. Eu entrei no Quinto como baiana. Só não fiquei na baiana porque ela pesa muito, principalmente quando chove. Quinto já foi Quinto. Grande. Uma emoção enorme fazer parte dessa história", celebra a brincante da escola.
Para o Carnaval 2020, a Turma do Quinto levará para avenida o centenário de Bacabal, cidade do interior maranhense. A ideia da escola é mostrar a pluralidade cultural da Princesa do Mearim.
"A nossa proposta é enaltecer esses 100 anos de Bacabal mostrando desde sua história, sua cultura, sua fé... Você tem, por exemplo, o Papete que é de lá. O enredo do Quinto é importante pois traz todos esses elementos daquele povo", contou o carnavalesco da escola, Washington Coelho.
A Turma do Quinto é a terceira escola a desfilar no Domingo de Carnaval. De acordo com a programação da festa momesca o desfile deverá iniciar às 0h20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário