quarta-feira, 28 de julho de 2021

MORRE O BATERISTA MARANHENSE CAMILO MARIANO



Morreu em uma casa de sade do Rio de Janeiro, lugar onde morava, o renomado baterista maranhense Camilo Mariano.

Informações dão conta de que o musico haveria sido internaldo há varios dias com problemas no coração.

Hoje pela manhã Camilo perdeu a guerra e veio a óbito. Todos os procedimentos fúnebres serão no Rio de Janeiro.

Camilo era pai do também baterista Oliveira Neto.

××××××××××

Camilo Mariano, era na atualidade um dos maiores bateristas do Brasil. Músico natural de São Luis no Maranhão, teve o seu primeiro contato com os tambores na Escola Técnica Federal do Maranhão, onde cursou o primeiro e segundo graus.

Na escola fez parte da Banda Marcial tocando tarol. Aos 17 anos começou sua história como baterista ao entrar para a banda musical da própria escola. Daí em diante seguiu tocando com as grandes bandas da cidade. A principal delas foi o NONATO E SEU CONJUNTO, com a qual ficou por 9 anos e gravou trêsLong Plays pela RCA VICTOR, atual BMG ARIOLA, entre os anos de 1972 a 1976.

Num determinado período priorizou a Faculdade de Economia, concluída com sucesso, mas não parou de tocar nos bailes da cidade.

Em 1986, já com 31 anos, foi ao Rio de Janeiro como integrante de uma banda que acompanharia maiores artistas de São Luiz da época no Circo Voador, e para nossa alegria, Camilo foi ficando…e ficando… e ficando… e ficou até os dias de hoje. Agora Camilo nos deixou.

Nesses 22 anos de Rio de Janeiro fez incontáveis trabalhos nas mais variadas ramificações da música.

Camilo era um músico mais do que consagrado e seu jeito de tocar encantou todos esses  anos, pois ele era musical, tinha swingue e tocava PRÁ MÚSICA como ninguém.

Este baterista trabalhou com inúmeros artistas da música popular brasileira. Acompanhou: Elba Ramalho, Alcione, Diogo Nogueira, Alexandre Pires, Grupo Raça, Tim Maia, Wando, Agnaldo Timóteo, Simone, Marcelo Crivella, Leandro Sapucahy, Sorriso Maroto, Ednardo, Gustavo Lins, Watusi, Miltinho, Antonio Carlos e Jocafi, Maurício Mattar, Benito de Paula, Orquestra Criola, Cláudio Jorge, Ney Lopes, Ana Costa, Camila Costa, Dorina, Almir Guineto, Grupo Revelacão, Toque de Prima, Beth Carvalho, Luís Vieira, etc.

Nos ESTÚDIOS gravou com Maria Rita, Alcione, Elba Ramalho, Diogo Nogueira, Alexandre Pires, SPC, Grupo Revelação, Exaltasamba, Tentasamba, Samprazer, Turma do Pagode, Maurício Mattar, Leandro Sapucahy, Sorriso Maroto, Ednardo, Ana Costa, Cláudio Jorge, Pique Novo, Soweto, Belo, Reinaldo, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Fafá de Belém, Sandra de Sá, Banda Cheiro de Amor, Grupo Os Mulekes, Grupo Raça, Ovídio Brito, entre mutos outros, o que lhe proporcionou uma identidade única e quase insubstituível, uma verdadeira referência da MPB.

Em DVD’s: Maria Rita; Sorriso Maroto; Elba Ramalho; Leandro Sapucahy; Neguinho da Beija-Flor; Diogo Nogueira; Só Pra Contrariar; Amigos do Samba; Swing e Simpatia; Bokaloka; Tim Maia (como percussionista); Gustavo Lins; Dominguinhos do Estácio; Délcio Luiz e muito mais.

O peso do nome Camilo Mariano nos álbuns de todos esses artistas e vários outros que o músico gravou ao longo de sua carreira, é de extrema importância para todos os cantores e grupos com quem Camilo já trabalhou.

Atualmente ele fazia parte da banda Sorriso Maroto, tendo inclusive gravado o último DVD Ao VIvo deles, e desenvolvia um trabalho instrumental com a banda Banana Mix, além de ser um verdadero mestre dos estúdios, sendo constantemente requisitado por conta de seus trabalhos executados sempre com muita precisão e swingue.

E falando de Camilo, não tenho como não ir para um lado mas pessoal.

Camilo Mariano talvez fosse a pessoa mais GENTE BOA (no sentido literal) que já conheci. Era amigo de verdade, daqueles que estão sempre dispostos a dar um bom conselho, estender a mão, ajudar sem pensar em receber algo em troca. Uma pessoa de bom caráter e bom coração como poucos hoje em dia. Exemplar único e raríssimo!

Vá na paz e que Deus te ilumine na tua nova morada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário