quinta-feira, 14 de abril de 2022

A IMPORTÂNCIA DE JOSÉ SARNEY NA ELEIÇÃO DE LULA

 

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já percebeu que não terá uma eleição fácil, como alguns tolamente imaginavam, e, por esse motivo, sabe da importância dos apoios dos grandes partidos, como é o caso do MDB.

Lula fez questão de buscar algumas das principais lideranças do partido num jantar nesta semana, afinal o MDB ensaia uma pré-candidatura própria com a senadora pelo Mato Grosso do Sul, Simone Tebet. A pré-candidata inclusive afirma que já teria o apoio de 14 diretórios estaduais.

Diante do cenário, Lula recorreu a um antigo e fiel aliado dentro do MDB, o também ex-presidente da República, José Sarney. Lula fez questão de visitar Sarney em sua residência, em Brasília, e ter um encontro a sós com o maranhense. O petista sabe a força e a influência que Sarney pode ter para que o MDB esteja com o PT logo no 1º Turno das eleições 2022.

A ideia de Lula e do PT é barrar a pré-candidatura de Simone Tebet e ter o MDB logo ao seu lado desde o início da eleição presidencial.

Apesar de ter dito que tem evitado se meter nos debates políticos, mas mesmo ao longo dos seus 92 anos, Sarney já mandou o recado ao MDB em duas frases. Na primeira deixou claro que, neste momento, não tem espaço para uma terceira via e, num segundo momento, deixou evidente sua preferência pelo retorno de Lula a Presidência da República.

“Candidato a presidente da República não se faz do dia para a noite. Obviamente, existem exceções”, afirmou Sarney ao comentar sobre a polarização entre Lula e o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL).

“O Brasil nunca precisou tanto de um político como Lula”, finalizou, ao deixar claro ao MDB qual caminho deve seguir.

E ainda tem políticos, como o ex-governador Flávio Dino, talvez por ciúmes, que não conseguia entender o porque da sempre predileção de Lula por Sarney no Maranhão, mesmo em detrimento inclusive dos partidos de esquerda.

Agora é aguardar e conferir, mas o recado de Sarney já foi dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário