domingo, 17 de abril de 2022

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - EXCESSO DE CHOCOLATE

 


A páscoa chegou, e junto a época mais doce do ano chegam também as várias tentações com os diferentes tipos de chocolate. Preto, branco, crocante, ao leite, amargo, muitas são as opções para quem quer se deliciar com um dos doces mais famosos do mundo! Mas o que pouca gente se atenta é que o excesso de chocolate pode fazer muito mal ao organismo. 

O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau  é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso. 

No artigo de hoje, vamos conhecer alguns dos perigos do consumo excessivo de chocolate. 

Processos alérgicos

Comuns principalmente em crianças, os processos alérgicos derivados do consumo excessivo do chocolate podem causar coceiras, irritação na pele com vermelhidão e bolhas, diarreia e até rinite alérgica, que por vezes é confundida com resfriado. 

Diabetes

A ingestão excessiva do chocolate acelera o ganho de peso, além de sobrecarregar o pâncreas, alterando assim o funcionamento da insulina (hormônio com importante função no metabolismo dos carboidratos no sangue) no corpo. As consequências disso são muitas, e a mais perigosa delas é a diabetes, doença que ocorre quando há elevação de glicose no sangue. 

Ganho excessivo de peso 

Como já dito neste artigo, o chocolate é rico em gorduras e açúcares, logo, ele concentra muitas calorias. Quanto mais doces comemos, mais energia nosso organismo produz em um menor período de tempo (processo conhecido como pico glicêmico). Essa energia produzida precisa ser gasta de alguma forma, ou se converterá em calorias, consequentemente, ganho de peso desenfreado.

Quanto mais se come, mais vontade se tem de comer…

Outro ponto que é importante saber sobre o chocolate é que ele pode desencadear um ciclo vicioso. Mas como? o pico glicêmico, por ser um processo que acontece muito rápido no organismo, faz com que os níveis de energia subam e caiam subitamente no organismo, podendo, assim, confundir o cérebro, fazendo com que ele interprete que o corpo está sem energia e “desperte” com frequência a sensação de fome, ou seja, a vontade de comer mais e mais chocolate. 

Faça tudo certinho e feliz Páscoa 





Nenhum comentário:

Postar um comentário