domingo, 24 de abril de 2022

DIAGNOSE- DICA DE SAÚDE - ENFISEMA PULMONAR

O que é Enfisema Pulmonar?

Enfisema Pulmonar, também conhecido como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), é uma das patologias respiratórias mais comuns. Ele se dá por alterações importantes nas estruturas do pulmão, prejudicando seu bom funcionamento e dificultando a respiração do paciente. 

As estruturas alteradas pelo Enfisema Pulmonar são os alvéolos pulmonares, eles sofrem tantas alterações de fatores externos, que diminuem a capacidade respiratória do pulmão.   

As causas do Enfisema Pulmonar  estão diretamente relacionadas ao tabagismo. Os fumantes são os principais acometidos pela doença, porque o cigarro é extremamente tóxico para o funcionamento dos pulmões. No entanto, o problema não se restringe a esse grupo. Qualquer pessoa que inale substâncias tóxicas com frequência está sujeita ao risco de desenvolver Enfisema Pulmonar.

Quais são os sintomas do Enfisema Pulmonar?

Os sintomas do Enfisema Pulmonar são:

  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse com catarro fora do comum; 
  • Chiado no peito constante.
  • Perda de peso sem motivo aparente. 

Qual é o tratamento para Enfisema Pulmonar?

Infelizmente, o Enfisema Pulmonar não tem cura. Mas os sintomas podem ser tratados para garantir a qualidade de vida do paciente. O primeiro passo é parar de fumar ou evitar contato com substâncias tóxicas. Em seguida, pode ser que o médico faça a recomendação de remédios, reabilitação do pulmão, uso de oxigênio extra e, em último caso, uma cirurgia para retirar as áreas mais afetadas do pulmão. 

É essencial buscar a ajuda de um profissional de saúde qualificado. Somente ele vai dar o diagnóstico preciso da doença e recomendar o melhor tipo de tratamento. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário