quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

POR IRREGULARIDADE DO TIMOM, O BECÃO PODERÁ VOLTAR À ELITE DO FUTEBOL MARANHENSE

 


O Campeonato Maranhense da Série B teve seu desfecho na última quarta-feira, com o Timon-MA sendo campeão batendo o Iape na final. Mas, se depender do Bacabal (que foi semifinalistas da competição), a atual edição do torneio ainda ganhará capítulos fora dos gramados.

É que o Leão do Mearim acusa o atual campeão da Segundinha por suposta infração durante a fase de grupos. A informação foi publicada primeiramente pelo jornalista Pedro Reis, e confirmada pelo GE.

Na terça-feira, o Bacabal protocolou ao Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), uma denúncia contra o Timon, alegando irregularidade na escalação do zagueiro Silas, na partida contra o Babaçu, na 7ª rodada da fase classificatória do torneio.

Na quarta-feira, dia da final da Série B, o TJD-MA respondeu a denúncia, e pediu para que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) não homologasse a decisão entre Iape e Timon, até que o caso seja analisado e tenha um veredicto.

Sobre a denúncia do Bacabal, as súmulas mostram que o zagueiro Silas foi advertido com cartões amarelos em três partidas seguidas: contra Iape, Bacabal e ITZ Sport, na 3ª, 4ª e 5ª rodada, respectivamente. Desta forma, o zagueiro teria que cumprir suspensão automática, na rodada seguinte em que o Timon entraria em campo. O que não aconteceu, de acordo com a súmula do jogo contra o Babaçu. 

Em contato com a reportagem do ge, o vice-presidente da FMF, Hans Nina, afirmou que o pedido do TJD-MA foi acatado, sem a homologação do resultado da final da Segundinha. Disse também que a entidade forneceu todo material possível para a análise e que aguarda a decisão do TJD-MA quanto a possíveis punições.

Dependendo do que for decidido nas análises pela procuradoria do TJD-MA, o Timon pode ser punido por escalação irregular e perder o acesso. Desta forma, o Bacabal - que foi adversário do Papagaio dos Cocais nas semifinais da competição - tem chance conseguir o acesso no lugar do atual campeão da Segundinha. A tendência, é que o veredito da análise seja divulgado nos próximos dias.



TOMOM DIZ DESCONHECER IRREGULARIDADES

Ainda em comemoração com o título inédito no futebol maranhense e o acesso à elite do estadual, o Timon-MA agora tem outro obstáculo a superar. É que o clube foi denunciado pelo Bacabal, que alega irregularidade do Papagaio dos Cocais na Segundinha.

+ Cinco dos oito times da Série A do Maranhense 2021 mandarão jogos em São Luís

No entanto, o clube parece estar tranquilo em relação ao processo. Isso porque a diretoria diz que o Timon "ainda não possui conhecimento da situação". Palavras ditas pelo próprio presidente do clube, Josafá, à reportagem do ge nesta segunda-feira.

Em contrapartida, o técnico do Papagaio, Edmir Sousa, disse ao ge que o clube ainda não foi notificado, mas que está ciente do que pode acontecer. Afirmou ainda que o jurídico do clube está preparando a defesa para uma iminente notificação.

Vale lembrar que a denúncia foi protocolada pelo Bacabal e reconhecida pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), com súmulas das partidas em que consiste a irregularidade detectada. A entidade pediu, ainda, para que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) não homologasse o resultado da final da Série B do Maranhense (Iape 0 (2)x (4) 0 Timon-MA), até a conclusão do caso.

Se o veredito for a favor do Bacabal, o Timon perde o título e a vaga na Série A do Maranhense do ano que vem. Assim, o BEC que foi semifinalista da Segundinha, ganha a condição no lugar do Papagaio dos Cocais.

O TJD-MA ainda não esboçou uma previsão da conclusão do caso. Mas, a tendência é que seja divulgada nos próximos dias, tendo em vista que o Campeonato Maranhense tem previsão de início para o dia 14 de fevereiro de 2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário