quinta-feira, 22 de abril de 2021

BRITO NETO - PARABÉNS BACABAL PELOS TEUS 101ANOS


Bacabal sempre foi um celeiro de artistas , principalmente na música, a prova disso, é que, desde os anos sessenta, a cidade já vivia grandes festivais, descobrindo e revelando grandes talentos, muitos já partiram dessa e outros continuam a trilhar nos caminhos sonoros da vida e se mostram em palcos espalhados por esse imenso Brasil.

Nascido dentro de uma casa que vendia instrumentos musicais, filho de um dos maiores saxofonistas do país que também era dono de uma banda ( na época chamada de conjunto) mais requisitada do nordeste, o "Brito Som Seis", esse menino não podia tender para outras bandas, apesar de ser engenheiro agrônomo, mas, a música correu e corre em suas veias, e, apesar de ter iniciação ao violão e guitarra, escolheu o teclado como seu instrumento de vida, como seu instrumento de dia, como seu instrumento de noite, como seu instrumento da hora.

Estou falando do filho do maestro Zé de Brito, o popular e saudoso Palito com a saudosa dona Zelita, a vendedora de instrumentos, a mulher que sabia das dificuldades dos músicos e que sempre dividia em parcelas, a compra dos violões, e se hoje temos tantos violonistas em bacabal e região, ela é uma grande responsável. Estou falando de Brito Neto.

O doido varrido, roqueiro de cabelos grandes, amante do rock experimental brasileiro dos anos setenta como as bandas “Casa das Máquinas” e “Painel de Controle” Brito Neto sofreu influencias e inclinações musicais de bandas estrangeiras, principalmente da alemã Kraftwerk e da  inglesa Pink Floyd.

Parte da sua discoteca se encontra Barrabás, Beatles, Dee Purplle, Eagles, Black Sabba, The Police dentre outras raridades internacionais e a jovem guarda, guarda em seus melhores momentos, os melhores momentos desse ícone dos teclados, os melhores momentos desse Brito Neto, o gênio de cabelos longos e jeito inquieto.

Casado com Maria Zelma e pai do empresário César Brito e do médico anestesista Dr. Igor Brito, Brito Neto foi Bacabal em sua fase mais musical, sempre possuiu os melhores instrumentos, fez das noites mais tristes, um kaiser de alegrias, dando ritmo e melodia ao sono da noite para acordar as madrugadas com seus dedos mágicos a solar uma linda canção.

Brito Neto é daqueles músicos que gosta do melhor, ouve Tim Maia, Fagner, Geraldo Azevedo, Belchior, Roberto Carlos e se faltar mais alguma celebridade musical, ele é tão competente, que seria capaz até mesmo de inventar.

E a vida segue seu curso normal, e a música viaja com o vento e chega aos ouvidos deste grande mestre que tem tanto poder nas mãos, nos dedos ao tocar nas teclas, que o próprio som se enche de silencio para ouvir a magia de suas melodias.

Brito Neto, O sonho de todos os sons.



2 comentários:

  1. Zé Lopes, falta o seu parabéns para o Rodrigo por conta do rebaixamento do Bec! Você que defende tanto ele!

    ResponderExcluir
  2. Brito Neto, meu amigo de adolescência nos idos 1972. Fomos colegas no Conasa e participamos de festivais de música. Velhos tempos, belos dias!

    ResponderExcluir