terça-feira, 27 de abril de 2021

PARABENS PEDREIRAS PELOS TEUS 101 ANOS - POR PAUL GETTY

 


(In memoriam aos amigos: 

(RAIMUNDO LEAL FILHO E SAMUEL BARRETO e ao meu Pai - O mestre CHIQUITO)

Por Paul Getty

Terra cantada e decantada em verso e prosa com muita beleza por esse imenso Brasil, onde é sinônimo de cultura e arte. O cartão postal do seu coração não despreza o centro dessa cidade, nem esconde a periferia. Em Pedreiras, os apaixonados vivem a dizer que arte e poesia, brotam no solo fértil cultivado, como nascentes de um caudaloso rio, e segundo as Lendas, Estórias e Histórias as pedras se encontram!

Dom Jacinto veja como é bonito/A igreja preparada pro festejo de São Benedito.

Pedreiras de tantas Lendas, mais verdadeira do que a própria Estória ou História? Porém com certeza é um precioso documento que grava, que comove, e fica para sempre na memória do povo. Conhece a velha piada que diz que não pode se esticar a perna em Pedreiras sem antes chutar o traseiro de um poeta? Será então Lenda, Estória ou História que “o poeta é uma mentira que sempre diz a verdade?"

Nossos ouvidos sempre acordam com o som da cidade, com os gritos dos vendedores, com o vozerio na feira, com o som dos alto-falantes, no entanto eu tenho a largura (sorte) de morar num bairro em que se ouve o sino da igreja, um doce som que deleita o santo ouvido, e como dizem as Lendas, Estórias e Histórias! As pedras se alegram e cantam!  Pedreiras minha terra / Minha casa, meu chão / A alegria do meu canto é assim / Pra enfeitar teu coração.

O caminho das pedras vive no limiar da nossa  LINHA IMAGINÁRIA, pois só elas têm o poder de desatar os nós de poesia, os nós cegos do silêncio, e por isso, com razão, acreditando em Lendas, Estórias e Histórias, as pedras em Pedreiras nunca se cansam!  João Muniz, hoje teu boi não dança/João de Bronze, tua arte não me cansa!

Nossa cidade Pedreiras é feita de artistas,  de uma alma poética que não pode ser vista, apenas sentida, de uma musicalidade no silêncio do poema. Outra Lenda, Estória ou História? O som é uma voz que circula o ar e que invade a todos, e permite aos pedreirenses sentir e sonhar. Os sons que tocam no seu coração são os mesmos que tocam na sua alma!

Pedreiras meu pedaço de canção / minha cidade, minha poesia / Verso, universo da minha alegria / Terra onde plantei meu coração.

27 de abril,_ aniversário também da minha amada mãezinha IRIS LANE... beijos no seu coração. Te amo!!!

Paul Getty S Nascimento

Poeta, compositor e membro da APL - Academia Pedreirense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário