domingo, 18 de abril de 2021

DIAGNOSE- DICA DE SAÚDE- ANGIOPLASTIA

A angioplastia coronária é um procedimento que permite abrir uma artéria do coração muito estreita ou que ficou bloqueada pelo acúmulo de colesterol, melhorando a dor no peito e evitando o surgimento de complicações graves como o infarto.

Existem 2 tipos principais de angioplastia, que incluem:

Angioplastia por balão: é usado um cateter com um pequeno balão na ponta que abre a artéria e torna a placa de colesterol mais achatada, facilitando a passagem do sangue;

Angioplastia com stent: além de abrir a artéria com o balão, neste tipo de angioplastia, é deixada uma pequena rede no interior da artéria, que ajuda a mantê-la sempre aberta.

O tipo de angioplastia deve ser sempre discutido com o cardiologista, pois varia de acordo com o histórico de cada pessoa, sendo necessária uma avaliação médica minuciosa.

O que é a Angioplastia e como é feita

Este tipo de cirurgia não é considerado de risco, já que não é preciso expor o coração, sendo apenas passado um pequeno tubo flexível, conhecido como cateter, desde uma artéria na virilha ou do braço até à artéria do coração. Assim, o coração está funcionando normalmente durante todo o procedimento.

Como é feita a angioplastia

A angioplastia é realizada através da passagem de um cateter por uma artéria até que o mesmo atinja os vasos do coração. Para isso, o médico:

Coloca um anestésico local num local da virilha ou do braço;

Insere um cateter flexível desde o local anestesiado até ao coração;

Enche o balão assim que o cateter estiver no local afetado;

Coloca uma pequena rede, conhecida como stent, para manter a artéria aberta, se necessário;

Esvazia e retira o balão da artéria e retira o catéter.

Durante todo o processo, o médico observa o progresso do cateter através do raio X para saber por onde está passando e para garantir que o balão é insuflado no local correto.

Cuidados importantes após a angioplastia

Após a angioplastia é aconselhado ficar internado no hospital para diminuir o risco de hemorragia e avaliar a presença de outras complicações, como infecção, no entanto é possível voltar a casa em menos de 24 horas, sendo apenas recomendado evitar esforços como pegar em objetos pesados ou subir escadas nos primeiros 2 dias.

Possíveis riscos da angioplastia

Embora a angioplastia seja mais segura que uma cirurgia aberta para corrigir a artéria, existem alguns riscos como:


Formação de coágulos;

Hemorragia;

Infecção;

Além disso, em alguns casos, também podem surgir lesões nos rins, pois durante o procedimento é utilizado um tipo de contraste que, em pessoas com histórico de alterações renais, pode causar danos no órgão.

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário