sexta-feira, 30 de abril de 2021

ZEZICO MIRANDA - PARABÉNS BACABAL PELOS TEUS 101 ANOS


Seu nome era José Carlos Sousa, mas conhecido por Zezico. Carpinteiro, marceneiro e  musico trombonista,  ele, vindo da cidade de Codó ainda muito jovem, mesclou sua arte à sua música, e acabou por enveredar no mundo dos conjuntos musicais, e em sociedade com o músico saxofonista Dionézio Miranda, fundou o grupo Carlos Miranda Show, conjunto que nos anos 60, 70 e 80,  dominou o mercado fazendo a alegria dos bacabalenses mais exigentes.

A sociedade Zezico/Dionézio não durou por muito tempo, é rompida, Zezico ficou com o conjunto é com a patente.

Muitos músicos foram formados  na escola Carlos Miranda Show,  a exemplo da cantora Zeneide Miranda, do guitarrista Tchaka, Valdeci, Manga, João, Dominguinhos, Chiquinho da Muriçoca, Josa, Nereu e muitos outros.

Zezico, apesar das outras profissões, era como músico que gostava de se identificar e sempre afinado com as novidades de sua época, o seu conjunto Carlos Miranda Show, marcou por décadas como um dos melhores grupos musicais que faziam os bailes de clubes em Bacabal e diversas cidades do Maranhão e estados vizinhos.

Cidadão culto, de gosto musical refinado , José Carlos Sousa, chegando a Bacabal ainda bem jovem ,formou família e paralelo a sua carreira artística, tornou se próspero empresário. 

Ao lado de vários amigos  como Donato Miranda, Dionísio Cutrim, Dionézio  Miranda, Gramixó , Pedro Cutrim, Otomil, Zé Bicudo, Cizino, dentre outros,  fundaram a União  Artística e Operários Bacabalense e o Clube dos Pretos, espaços que serviam para difusão da música, reuniões trabalhistas, animados bailes e apreciadores do vinil.

Zezico participou também da cultura popular , foi compositor de sambas que embalaram o carnaval de rua como a famosa canção Icaraí , musicou muitas letras de compositores da sua época, tocou em muitos festivais de música, era a sensação dos carnavais de salão, tendo fundado também o Bloco Carnavalesco Bohemios do  Samba.

Zezico Miranda nos deixou há bem pouco tempo, mas a cidade de Bacabal guardará nos anais de sua história, a história desse grande músico  por tudo que fez pela nossa arte, pela nossa cultura, pela nossa música. Zezico foi realmente um show.

Pesquisa e texto - Zé Lopes 

Coordenação - Marcela Ferreira 

Direção Jerry Ibiapina -  Secretário Municipal da Cultura de Bacabal 




Nenhum comentário:

Postar um comentário