domingo, 18 de abril de 2021

COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO

CLAUDIO E ANITA NA DIALÉTICA DO AMOR

Por que sofro tanto por te amar? Por que não consigo te deixar para trás e seguir em frente, inteiro? Perguntou Claudio para Anita. Respondeu Anita: Dentro de ti existe a imagem da Mulher ideal como sendo eu, mas dentro de mim, não existe a imagem do Homem ideal como sendo tu. Continuou, Claudio: Anita, o que existe dentro de mim são imagens cheias de magia, graça e beleza sobre-humanas que nascem no fundo da minha alma por conta do meu anseio pela totalidade e pela vivência de um Amor completo. Eu busco uma união contigo no nível da minha alma. Ao longo da minha existência sempre serás a minha fonte de inspiração e motivação espiritual. Ao longo da minha vida projetei essa imagem ideal em ti. Respondeu Anita: gosto de ti, mas o que me falas jamais poderá ter sucesso, todo mundo passa a vida inteira tentando buscar nos seus relacionamentos românticos a concretização de algo que sempre foi e sempre será inatingível por natureza. Afinal, nenhum ser humano que conhecemos é capaz de encarnar inteiramente toda a grandeza do ideal amoroso de nossa alma. A magia, a graça e a beleza divinos não serão encontrados em pessoas comuns, de carne e osso. Te digo isso porque sei que sou de carne e osso e não és capaz de me amar tanto assim. Algo sempre escapará, sempre vais achar que tem algo faltando, e iludido por tua projeção inicial, terminarás concluindo que traí o teu ideal de mulher e de parceira, e ao não mais refletir a grandiosa imagem que fizeras de mim no começo, decidirás, decepcionado e amargurado, terminar com o nosso possível relacionamento para ir buscar em uma nova mulher todo aquele encanto que julgaste ter perdido. Então, Claudio, o ciclo se reiniciará, e com ele a ilusão de estar sempre buscando uma miragem de ti mesmo. Continua Anita: Claudio, seja sábio como és amoroso, perceba o quanto antes que toda essa magia inicial que agora tens por mim é uma projeção da tua alma, um reflexo dos teus sonhos e teus anseios amorosos por mim, e como tal, sempre vai te pertencer. Disse mais, Anita: Claudio, perceba que o encanto que agora vês em mim é fruto do teu desejo interno de encontrar a perfeição e a totalidade psíquica, e que diante da dificuldade de vivenciar tudo isso no teu próprio coração, terminas por exteriorizá-la em mim, mas ainda não sou esse amor que tanto buscas. Respondeu Claudio: a verdadeira origem do amor que tenho por ti é a minha própria alma. Ora, se esse amor nasceu na minha alma, estou pronto para te devolver ao meu coração, e, deste modo, retirar dos teus ombros o peso imenso dos meus desejos. Respondeu Anita: Claudio, se tu retirares de mim o peso imenso dos teus desejos, não é o fim do teu amor por minha alma, mas sim o começo dele, com essas palavras posso agora contemplar por inteiro toda a tua humanidade. Continua Anita: Tu agora, pelo que me falas, demonstras para mim que deixaste, finalmente, de amar o meu reflexo e minha miragem, e passa a ver em mim toda a beleza, graça e magia de um ser humano comum, sujeito a falhas e defeitos também comuns, e, então, finalmente entendo o significado de amar alguém de verdade, e por inteiro. Respondeu Claudio: o que estou fazendo é retirar todas as imagens e pré-condições de um amor ideal e por isso impossível. Vejo em ti a possibilidade de um amor real, incondicional, firme e estável, pois já não estou mais sujeito a suportar cargas mágicas criadas em minha mente. Finaliza Anita: Te aceito como meu verdadeiro amor, se amanhã nada der certo, vamos poder olhar para trás sem dor ou peso em nossos corações. Certamente vamos entender qual foi a parte da nossa alma que projetamos no nosso relacionamento. Vamos entender que tentamos resgatar da nossa relação toda energia de amor e luminosidade que um dia sentimos; que filtramos todo o ouro que aquela fase de nossa vida nos deixou. Por fim, Claudio, te digo, se nos amamos agora, desse amor iremos tirar nossas lições e iremos reconhecer a benção que foi estarmos juntos, protagonizando uma parte importante da nossa jornada, nos ajudando a ser quem somos hoje e sempre..

Um comentário: