domingo, 11 de julho de 2021

DR. ITAGUACY COELHO - ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU




",,.Sinto frio e solidão 

Como o gel que escorre no vazio

E faz um rio

Na palma da minha mao..."


Na última canção que fiz, por não ver e nem ouvir nada cultural,  versei sobre a pandemia e  até fiz poesia com a desgraça - coisa que alimenta o poeta - disse uma vez o meu saudoso amigo carnavalesco Joãozinho Trinta.

Ando realmente triste e cada vez mais sozinho. Nao tenho dedos, literalmente, pra contar quantos amigos tenho perdido nos últimos dias. Nem só de pandemia vive a morte, mas de tantas outras mazelas, entre elas um infarto fulminante que tirou do nosso meio o renomado Cirurgião Dr. Itaguacy Coelho, o maior oncologista do nosso Estado, entre os melhores do país.

Menino criado com a rigidez militar do pai, o soldado Coelho e com paciência da mãe, dona Eneidina, ele era o mais velho entre os três irmãos, o enfermeiro Itacimar e o autônomo Itacinaro.

Itaguacy puxou o porte físico do pai, era peladeiro das tardes no campo do Ginásio, casqueiro, zagueiro bruto, apesar de calmo e poucas palavras. Foi casado com a linda empresária Kelly Branco.

Estudante de boas notas, Itaguacy foi para São Luís onde começou a fazer enfermagem, para se manter na universidade e em seguida caiu de corpo e alma na medicina.

Eterno aprendiz, ele se apaixonou pela oncologia, tornou-se uma referência e seu nome ganhou asas, voou por tantos ares até alcançar precocemente o céu, sua atual morada.

Itaguacy Coelho era amigo mesmo, preocupado com os amigos, eu fui, e acho que ainda sou, uma das suas preocupações.

Todos os fins de semana, quando na Ilha, fazíamos reunião na Rua do Aririzal, no Centro de Treinamento São Patrício do nosso Amigo Germano. Comprou uma chuteira, dava uns piques e logo voltava para a tradicional resenha.

Era mais de ouvir do que falar. Na última vez que nos encontramos, foi no dia de São João, 24 de junho, no seu consultório no Hospital Aldenora Belo,  onde, depois de uma consulta, conversamos por um breve tempo e ele me contou da sua alegria por ver seu filho Italo estudar Direito e sua filha Izabela fazer Medicina. Era o pai mais feliz do mundo.

É negão, mas essa covarde morte te tirou do nosso convívio, não te deixou ver um monte de coisas que sonhavas ver, mas, tudo é providenciado pelo Deus Criador e ele precisou do melhor médico, para cuidar dos doentes do céu, e você foi o escolhido.

O vazio aqui na terra é imenso, mas a alegria no céu é maior e o teu nome, tua imagem, tua lembrança, tua arte, ficarão pra eternidade em nossos corações.

Esse negão, esse itaguacy, esse Dr. Itaguacy, esse menino, esse homem, esse amigo, nunca morrerá, e, apesar de toda essa tristeza pela tua partida, me deixo agora, contaminar pela lembrança da tua alegria.

É inacreditável, mas você nos deixou.

Vá na paz e sirva ao seu novo diretor.  Para todos os séculos e séculos sem fim. Amém. 

Zé lopes, Joacy,  Lambal, Waltinho Carioca, Arquimedes, Pedro Neto, Jadson Borges, Mingo, Silinha, Jefferson Santos, Kim, Paulo, Ezrael Nunes, Henrique Nunes, George Arrais, José Pascoal, Osvaldino Pinho, Otávio Pinho, Hermano Nogueira, Karime Branco, Marton Pageú, Azul, Cleuto, Sheylla Branco, Tânia Corrêa, Cristina Miranda, Wanda Oliveira, Jackson Leite, Eugênio Riquinho, Manu Lopes, Charles Viana,  Wagner Cutrim

5 comentários:

  1. Texto emocionante! Ainda estou impressionado com a breve partida do nosso amigão Dr. Itaguacy. Saudades...

    ResponderExcluir
  2. Itaguacy, era um cara de um excelente papo, daqueles q vc conversa do futebol à política, esse sempre tinha um parecer abalizado referente ao assunto.um cara amigo,mto sensível c a classe social de seus pacientes, bom pai, bom filho e bom esposo. Itaguacy,era aquela pessoa q todos queriam no seu convívio. Acredito mto antes de nascermos, Deus escreve o livro de nossas vidas. Partindo dessa premissa,chegou ao fim a vida do nosso Itaguacy, pois já tinha cumprido sua missão aqui na terra, porém mtos podem perguntar: mas tão moço? Ainda tinha mtos sonhos a realizar... Mas o nosso tempo não é o tempo de Deus. O hospital Aldenora Belo, vai ser dividido em antes e depois de Itaguacy, pois naquela instituição deixou um gde legado. Q Deus continue a confortar o coração de seus familiares.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Zé Lopes pelas belas e sinceras palavras 👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍

    ResponderExcluir
  4. Registro meu respeito e carinho ao nobre e intelectual Dr Itaguaçu, lembro-me ainda menino do Alto do Cururupu, nas tardes de sol do campo de aviação, caladão e tímido. Tornou-se um médico de referência e que com certeza fará falta aqui na terra.
    Também não poderia aqui de elogiar a narrativa deste poeta e escritor Zé Lopes, que de forma espetacular narra a vida do nosso eterno amigo Itaguacy. Deus abençoe sempre a todos nós, amém. Bismarck Salazar, abraços a todos os amigos de Bacabal.

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo texto, Zé! Parabéns! Conheci Itaguacy na época em que morei em Bacabal! Excelente pessoa!!

    ResponderExcluir