domingo, 12 de agosto de 2018

DIAGNOSE – DICA DE SAÚDE – COQUELUCHE



 
Desde 2011, o Ministério da Saúde registrou um aumento nos casos de coqueluche no Brasil. A doença atinge pessoas de todas as idades, mas é mais comum em bebês com até dois anos, pois eles têm o sistema imunológico mais frágil e ainda não passaram por todo o ciclo de vacinação. A vacina tríplice bacteriana (DPT) é a forma mais eficaz de prevenir a coqueluche, mas para garantir que ela se mantenha longe dos pequenos, os adultos devem fazer um reforço a cada 10 anos.

O que é coqueluche?


Também conhecida como tosse comprida ou tosse braba, a coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis, que ataca o sistema respiratório e provoca uma tosse seca e persistente, além de dificultar a respiração. Ao tossir ou espirrar, a pessoa infectada libera pequenas gotículas cheias de bactérias, que ficam suspensas no ar e tornam a doença altamente contagiosa.

Sintomas


Os primeiros sintomas da coqueluche aparecem entre 6 e 21 dias após a contaminação e inicialmente são parecidos com os de um resfriado, mas podem durar até dois meses. Os constantes acessos de tosse provocam falta de ar e podem deixar os lábios e unhas azulados, ocasionar vômito e levar à perda de consciência breve devido à falta de oxigenação.

Vacina contra coqueluche


No Brasil, a vacinação é feita nos primeiros meses de vida (2, 4 e 6 meses), com a quarta dose entre 15 e 18 meses e um reforço aos cinco anos. Com o passar do tempo, o efeito da vacina diminui e as pessoas voltam a ser suscetíveis à bactéria. Para manter a proteção é preciso vacinar-se a cada 10 anos. A única forma efetiva de prevenção é a vacinação. Adolescentes e adultos devem tomar as doses de reforço, principalmente aqueles que convivem com bebês.


Pessoas que têm a bactéria, mas não desenvolvem os sintomas, transmitem a infecção a terceiros, principalmente àqueles que não foram vacinados ou que não completaram o esquema vacinal. De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), das doenças preveníveis por vacina, a coqueluche é a quinta maior causa de morte em crianças menores de cinco anos.


Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário