domingo, 26 de agosto de 2018

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - TOMOGRAFIA ODONTOLÓGICA


Escrevi muitos artigos sobre as radiografias e suas aplicações na odontologia mas preciso falar da nova paixão do momento e com toda razão. A tomografia computadorizada já é bastante usada como diagnóstico de precisão dentro da medicina. No começo, os dentistas precisavam contar com ajuda dos médicos ou mesmo ter que pedir tomografias médicas para casos mais complexos, que necessitassem de uma precisão maior, bem como, de maior necessidade de dados.

Devido a essa necessidade vieram os tomógrafos odontológicos (para a nossa alegria). A tomografia nada mais é do que uma super evolução da radiografia, chegando ao ponto, de o dentista poder ter um modelo do crânio de seu paciente e poder analisar individualmente o pedaço que ele quiser com uma precisão impressionante, tendo vantagens como:
tomo-1
– Custo não muito elevado quando comparado às vantagens e à tomografia médica.
– Baixa dose de radiação, quando comparado ao raio-x e a tomografia médica.
– Rapidez do exame.
– Conforto para o paciente.
– Possibilidade de individualizar o exame por segmentos: O dentista escolhe a parte que quiser para estudar.
– Muitas outras vantagens nas tomografias computadorizadas de feixe cônico e de alta resolução (esse é o nome completo dela).
Podemos fazer a tomografia para quais tratamentos?
– Ortodontia, alguns ortodontista já estão pedindo as tomografias como documentação ortodôntica, principalmente em casos mais complicados como reabilitações ou pacientes com problemas periodontais.
– Implantodontista, é um exame praticamente obrigatório para a colocação de implantes dentários.
– Reabilitações grandes com problemas periodontais (problemas ósseos).
– Para exames pré-operatórios como nos casos de cirurgias orais de variados tipos, inclusive a ortognática que eu adoro e utilizo sempre a tomografia tanto por mim quanto pelo cirurgião.
Se você tiver um dinheirinho sobrando e for fazer um tratamento um pouco mais sério como os descritos acima, converse com seu dentista sobre  a possibilidade de fazer tomografias, você terá mais possibilidades de sucesso em seu tratamento.

Por Dr. Otávio Pinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário