domingo, 31 de maio de 2020

DIAGNOSE - DICA DE SAÚDE - TURBINE SUA IMUNIDADE


 
A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) reuniu algumas fontes alimentares das principais vitaminas para aumentar a imunidade:
 
- Zinco: carnes, principalmente a vermelha, e frutos do mar
- Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras.
- Selênio: castanha-do-Pará
- Vitamina A: queijo, gema de ovo, manga, mamão e cenoura
- Vitaminas do Complexo B: carne de fígado, ovos, legumes, verduras, principalmente brócolis e couve, cereais integrais e leites.
- Vitamina C: frutas cítricas, como laranja, maracujá, limão e abacaxi.
- Vitamina D: salmão, atum, sardinha, ovos e queijos.
 
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) também divulgou algumas dicas de alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico:
 
- Inhame: tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
 
- Vegetais de cor verde escura: fontes de ácido fólico, que auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores. 

- Alimentos amarelos e laranjas: ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína que agem no sistema nervoso e influenciam diretamente no sistema linfático. Por exemplo, ameixa, pimentão, laranja, cenoura e mamão.
 
- Alho: protege o coração e melhora o sistema imune, porque altera a quantidade de citocinas pró e anti-inflamatórias.

 
Por Dr. Otávio Pinho Filho 

sábado, 30 de maio de 2020

RAPIDINHAS DO SÁBADO

E abriremos a nossa coluna deste sábado, a última de maio, com um pensamento de um grande autor maranhense, o poeta e performancer Francisco de Paula. 
++++++++++ 
E pra fechar o mês de maio nada mais justo do que uma sessão de mulheres lindas que deixam a moçada com agua na boca. Começamos com nossa top model Régia Almeida. 
++++++++++
Outra bela mulher que nos dá o prazer de fechar o mês de maio com charme e elegância é a querida Rosário Jansem. Ela é toda alegria e festa, apesar da pandemia. 
+++++++++++ 
E com a abertura gradual do comércio, a grande estilista e empresária Sheylla Branco, avisa às mulheres de Bacabal e região que recebeu um bom estoque de novas peças das mais finas e renomadas grifes. Proprietária da boutique mais requisisitada da cidade, a Dona Zezé, Sheylla Branco agenda sua visita por telefone. Va lá e saia bonita. É bem ali na Estrada da Bela Vista.  
++++++++++ 
E quem trocou de idade no começo da semana foi a super gata Jesus Albuquerque.  A data foi bastante festejada por amigos e suas redes sociais ficaram abarrotadas de lindas mensagens e belas homenagens.  À querida Jesus Albuquerque, toda felicidade do mundo. 
++++++++++ 
E junho bate na porta e por causa dessa famigerada pandemia, as festas nao acontecerão. Nosso blog brinda a todos com a linda india Giovanna Branco, filha da gata Nyellen, no Bumba-meu-boi do SESC.
++++++++++
E ainda na família, o patriarca Zé Branco sentiu um desconforto no dia de ontem e foi ao médico. Depois de vários exames, pouca coisa foi detectada e o nosso Zé Branco passa muito bem. 
++++++++++ 
Quem está totalmente recuperado é o nosso amigo e assessor politico Rachid Junior, o popular Rachidim. Ele apenas cumpre os últimos dias da quarentena e ja se prepara para retomar seus afazeres em pré campanha do vereador Venâncio do Peixe. 
++++++++++
 Outra que está totalmente recuperada e cumprindo os últimos dias da quarentena é a linda e charmosa Lady Teca. Os amigos nao vêem a hora da loira voltar ao convívio normal com muita alegria e um bom vinho tinto. 
++++++++++
E o nosso amigo, parceiro, cantor e compositor Perboire Ribeiro, está muito bem, apesar da tristeza da perda de sua mãe dona Dona Caci e da sua companheira Iraide Martins, ambas para o Covid-19. Perboire está cumprindo a sua quarentena em casa com acompanhamento médico e psicológico. Ta tudo bem com a saúde do nosso artista.
+++++++++ 
E quem usou as redes sociais para divulgar os 46 anos da sua Clinica, foi o conceituado médico, o cirurgião plástico Dr. Pedro Brito Filho. Impossibilitado pela pandemia, de fazer uma grande festa, ele agradeceu aos clietes e fez lindas reverências ao Nosso Senhor Jesus Cristo. 
+++++++++ 
E não aguentando mais a clausura da quarentena, o radialista, apresentador e fazendeiro Jota Erre resolveu pegar sua moto envenenada e dar um giro pela cidade. Depois do passeio, a moto foi pra oficina e ele voltou pro seu quarto alugado no Bar do Luizão.  
++++++++++ 
E a turma da charge continua antenado nas asneiras do presidente Jair Bolsonaro. 
++++++++++ 
E a turma da montagem  tambem aproveita a crise pra dar um pouco mais de alegria com muito bom humor 
+++++++++++ 
E fecharemos a nissa coluna, a última de maio com um pensamento do intelectual Voltaire
++++++++++
E aí meu amigo Lambal. Tem alguma idéia do que fazer nesse último sabado de maio e de quarentena.

FABULAS PEDREIRENSES - UMA PANELADA BEM QUENTE E DEUS PRA CUIDAR DA GENTE - POR PAUL GETTY

Depois de um mês na quarentena e recuperado da Covid19, resolvi dar um trato no pelo, um tapa no visual, e fui ao famoso *Barbeiro Marabá*, que como sempre me recebeu muito bem, e o mesmo estava todo paramentado conforme os protocolos da saúde: de máscara e alcool em gel.

Pois bem, quando sentei na sua cadeira fui logo perguntando: 
- E aí meu amigo *Marabá*, porventura vosmece  pegou o _Corona Vírus?_
Respondeu Marabá: 
- Deus me livre dessa doença amaldiçoada! A única coisa que eu senti foi uns tremor no corpo (fiquei igual a Toyota em ponto morto), dor de cabeça, e há 10 anos eu não gripava, mas dessa vez gripei com uma tossizinha seca de criança mimada, meu corpo ficou todo dolorido mas acho que é idade chegando, e há uma semana eu não sinto o cheiro da comida e nem o sabor, fora essas besteiras eu não senti foi nada. Deus me livre pegar essa doença, cruz credo!!! Após falar tudo isso ele se benzeu.
🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Resumindo: o homem tem o corpo fechado !!!

"Ninguém quer a morte, só saúde e sorte" (Gonzaguinha)

Cuide-se bem.
Saúde e fé e força para todos nós 
Paul Getty é  compositor, poeta, repentista, contista, pesquisador, escritor, recitador, diretor musical, produtor cultural e membro da Academia Pedreirense de Letras.

PONTO DEVISTA - BIBLICAMENTE - POR PROFESSOR MARKIM


A Bíblia é bem clara: quem segue a Jesus passará por aflições. Mas há esperança, porque se pedirmos, Deus nos dá forças para aguentar e nunca nos abandona no meio de uma tempestade.
Jesus mesmo afirmou que seguir a Deus não significa que nunca vamos enfrentar problemas. Mas isso não deve servir para  nos desmotivar. Pelo contrário, devemos aproveitar as adversidades para confiar em Deus e aprender o que Ele quer nos ensinar.
Quando enfrentamos batalhas e perseveramos, Deus trabalha no nosso caráter; a fé e a esperança crescem no nosso coração. Quando temos a atitude correta, os desafios na nossa vida no ajudam a ganhar maturidade.
Assim, se você estiver passando por aflições, não desanime, não desista!

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
Romanos 5:3-4
Abraço Prof Markim.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

MORRE JURANDIR LAGO, EX PREFEITO DE BACABAL E EX DEPUTADO ESTADUAL

Nosso blog acaba de receber a triste noticia do falecimento do ex prefeito de Bacabal e ex deputado estadual  Jurandir Lago, em um hospital particular de nossa capital. 

Ele, há dias, estava internado e lutava contra o Covid 19 e perdeu a batalha na noite desta sexta-feira. 

Ele é pai do ex deputado estadual e ex vice governador do Estado do Maranhão Jura Filho, esposo da ex vice prefeita de Bacabal e atual Secretaria Municipal da Mulher, Taugy Lago. 

Que Deus lhe conceda a salvação para a vida eterna e conforte toda a família.

Aguardem mais informações 

quinta-feira, 28 de maio de 2020

PONTO DE VISTA -PRA TUDO NA VIDA TEM UM JEITO, MENOS PRA MORTE.- POR PAUL GETTY

PRA TUDO NA VIDA TEM UM JEITO, MENOS PRA MORTE.
 - por Paul Getty

A morte é inevitável. É a única certeza da vida, e o maior medo do homem. Confrontá-la pode ser um ato de coragem e, principalmente, de ousadia artística. Tem um dito popular que diz _“pra tudo na vida tem um jeito, menos para a morte”_, talvez seja por isso que insistamos em falar tanto em como seria o momento da sua chegada. Na verdade, não estamos preparados em ver as pessoas que amamos partir e, tampouco, em pensar na nossa – sinal da cruz e bate na madeira três vezes.

Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com *Mario Quintana*: _“Morrer, que me importa? (…)_ _O diabo é deixar de viver.” A vida é tão boa! Não quero ir embora…_

O irrequieto Maluco Beleza RAUL SEIXAS considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Na letra de _“Canto para a minha morte”_, Raul aguarda a morte se despedindo aos poucos de coisas, pessoas e situações do seu cotidiano.
No fim, deixa pedidos aos entes queridos e lamenta o que deixou de fazer, dividindo-se entre odiar e amar a morte, que ele deseja que demore a chegar.

*_"Qual será a forma da minha morte?_*
_Uma das tantas coisas que eu não_ _escolhi na vida_
_Existem tantas_
_Um acidente de carro_
_O coração que se recusa abater no_ _próximo minuto_
_A anestesia mal aplicada_
_A vida mal vivida, a ferida mal curada, a dor já envelhecida_
_O câncer já espalhado e ainda_ _escondido, ou até, quem sabe_
_Um escorregão_ _idiota, num dia de_ _sol, a cabeça no meio-fio…”_

A famosa Banda de Rock – Titãs - gravaram, FLORES, outra canção que é considerada um clássico sobre a morte.

_“A dor vai curar essas lástimas_
_O soro tem gosto de lágrimas_
_As flores têm cheiro de morte_
_A dor vai fechar esses cortes_
_Flores_
_Flores_
_As flores de plástico não morrem…”_

E gravaram também o grande sucesso *“Epitáfio”*, letra de Sérgio Britto, apesar de revelar certo arrependimento do personagem, deixa a mensagem de que devemos viver mais, valorizar os detalhes, amar e até morrer desse amor.

_“Devia ter complicado menos,_ _trabalhado menos_
_Ter visto o sol se pôr_
_Devia ter me_ _importado menos com problemas_ _pequenos_
_Ter morrido de amor_
_Queria ter aceitado a vida como ela é_
_A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier…”_

Brindando a morte e fazendo amor. É uma tarefa difícil, mas, quem sabe, se exercitarmos todos os dias, com uma boa música ao fundo, não passemos a tratar a morte de uma maneira menos pesada?

E nesses tempos de Pandemia, para amenizar sua dor, procure músicas que elevem o astral e que podem até brincar com a morte, como a vovó do rock, Rita Lee, fez, e muito bem, em *“Doce Vampiro”.*

_Venha me beijar,_
_Meu doce vampiro,_
_Ou ouuuuu_
_Na luz do luar_
_Ãh ahãããããh_
_Venha sugar o calor_
_De dentro do meu_ _sangue, vermelho_
_Tão vivo tão eterno, veneno_
_Que mata sua sede_
_Que me bebe quente_
_Como um licor_
_Brindando a morte, e fazendo amor,_
_Meu doce vampiro_
_Ou ouuuuu_
_Na luz do luar_
_Ãh ahãããããh_
_Me acostumei com você_
_Sempre reclamando, da vida…_
_Me ferindo, me curando, a ferida…_
_Mas nada disso importa,_
_Vou abrir a porta,_
_Prá você entrar,_
_Beija minha boca,_
_Até me matar…de amooooor!…”_

*Paul Getty S Nascimento*
_Poeta / Compositor_
_Membro da APL – Academia Pedreirense de Letras_

DEPUTADO DUARTE QUER QUATRO MESES DE SÃO JOÃO NO PÓS-PANDEMIA

Como forma de retomar a economia, a geração de emprego e renda e em respeito à cultura maranhense, o deputado estadual Duarte Jr defende que o São João, a festa mais tradicional do Maranhão, seja realizado durante quatro meses após o fim da pandemia.

Neste último fim de semana o assunto ganhou as redes e continua rendendo. O parlamentar publicou em suas redes sociais posicionamento sobre o assunto, em que faz comparação com as festas natalinas realizadas em Gramado, no Rio Grande do Sul. “Em Gramado, as festas natalinas duram mais de quatro meses, então é possível fazer o mesmo com o São João do Maranhão. Defendo essa proposta como forma de valorizar a nossa cultura, nossa arte e incentivar uma necessária retomada econômica após a superação total da pandemia”, argumentou Duarte.

O deputado informou também que uma medida como essa só poder ser implementada com um amplo diálogo com artistas e movimentos culturais. “Por se tratar de uma festa religiosa, também estamos preocupados em garantir o pleno respeito às nossas raízes, para não gerar nenhum prejuízo antropológico”, pontuou.

De acordo com dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), para a realização de eventos como o São João e o Carnaval são investidos milhões, com retorno quatro vezes maior que o investimento. “Trata-se de uma cadeia produtiva muito importante, que envolve, por exemplo, artistas, produtores, taxistas, motoristas de aplicativo, vendedores ambulantes, rede hoteleira, restaurantes e outros setores. Afinal, a indústria do entretenimento é a 3ª que mais gera emprego e renda no mundo”, destacou.

Duarte lembra que tanto em Salvador como em Gramado o investimento é feito parcial, e, em alguns casos, totalmente pela iniciativa privada. “O carnaval em Salvador é patrocinado por empresas de bebidas, por exemplo. Sendo assim, é possível incentivar a cultura, o turismo e gerar empregos diretos e indiretos, bem como garantir uma necessária retomada econômica num cenário de nova normalidade pós-pandemia”, disse.

Serviços essenciais – A proposta também visa garantir recursos para serviços públicos essenciais, como saúde e educação. “Com o aumento do consumo, outra importante vantagem é o aumento na arrecadação de impostos como ISS (Imposto Sobre Serviços) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), impostos destinados para os cofres da Prefeitura ou do Governo do Estado, que usam para custear despesas municipais e estaduais e que podem ser revertidos para educação e saúde”, acrescentou.

Grandes festas – Além do Carnaval e do São João, temos no Brasil a Congada, que representa as crenças angolanas e católicas, com músicas, danças e encenações. A festa se tornou bem famosa em cidades do interior de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Paraná. É realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo.

Exterior – O Festival Internacional de Jazz de Barcelona é um dos maiores espetáculos do gênero do mundo e um dos maiores eventos musicais da capital catalã. É realizado anualmente de setembro a dezembro, já que dizem que o outono europeu é a melhor época para isso. E na Praça Vermelha em Moscou (Rússia), acontece um mercado natalino de dezembro até fevereiro.

DIAGNOSE – PLANTÃO CORONAVIRUS - MARANHÃO TEM 887 MORTES E 27 MIL 979 CASOS DA COVID

Pelo terceiro dia consecutivo após a flexibilização das atividades comerciais, o Maranhão registra um número alto de mortes em 24 horas. São mais 34 óbitos registrados no estado nesta quarta-feira (27).
Segundo o boletim da Secretaria de Saúde foram registrados mais 1 mil 834 novos casos (1 mil 711 no interior e 123 na Região Metropolitana) e 34 novos óbitos (24 no interior e 10 na Região Metropolitana).
O Maranhão tem 27 mil 979 casos e 887 mortes. Já são 7 mil 117 pessoas recuperadas. Ao todo, 210 municípios maranhenses já registraram pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Esse número é maior, pois o boletim da SES não registrou os números da doença em Marajá do Sena (13 casos) e Sucupira do Norte (3 casos).
Apenas Lagoa do Mato, Loreto, Nova Iorque, São Félix de Balsas e São Francisco do Maranhão seguem sem registros de casos do novo coronavírus.
Segundo a SES, 982 profissionais da Saúde já foram infectados e destes 889 recuperados e 18 óbitos.
A taxa de ocupação de leitos de UTI na capital é de 97,39% e de leitos clínicos de 62,10%. Em Imperatriz, taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 87,04% e de leitos clínicos se mantém em 100%. Nas demais cidades maranhenses, a taxa a ocupação de leitos de UTI é de 76,11% e de leitos clínicos 70,59%
Os 34 novos óbitos notificados hoje foram em Bacabal (1), Bequimão (01); Bom Jardim (1); Buritirana (1); Esperantinópolis (1); Davinópolis (1); Boa Vista do Gurupi (1); Pinheiro (1); Estreito (1); Turilândia (1); Lima Campos (1); Imperatriz (1); Pedreiras (1); Peritoró (1); Itinga (1); Montes Altos (1); João Lisboa (1); Timon (1); Zé Doca (1); Paço do Lumiar (2); Grajaú (2); Lago da Pedra (3); São Luís (8).
Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país são  411 mil 821 casos, com 25 mil 598 óbitos. Destes, 1 mil e 86 mortes ocorreram nas últimas 24 horas.
Por Dr. Otávio Pinho Filho

quarta-feira, 27 de maio de 2020

LOCKDOWN EM BACABAL


O Prefeito Edvan Brandão decreta apartir da 00:00 hora do dia 28/05 a 00:00 hora ao dia 07/06.

A proibição do tráfego de carros , motos e o fechamento total do comércio nas seguintes ruas de Bacabal.
01: rua Getúlio Vargas entre rua Eurico Gaspar Dutra e av Francisco Marques .
02: toda extensão da rua Capitao ascenço .
03: toda extensão da estrada da bela vista entre a BR 316 até a entrada da terra do Sol.
04 : rua Magalhães de Almeida entre Osvaldo Cruz e Getúlio Vargas .
05: rua 28 de julho entre Getúlio Vargas e Osvaldo Cruz 
06 : toda a extensão do calçadão Benedito leite.
07: rua Rui Barbosa entre rua dr Paulo Ramos e barão de Capanema .
08: toda extensão da rua Filipinho .

Nestas ruas ficam autorizados apenas o tráfego de ambulâncias , polícia, bombeiros,vigilância sanitária,guarda municipal e serviço funerário.

Quem desobedecer o decreto poder ser :
01: multado
02: interdição total do comércio 
03: cassação do alvará 
04 : condução coercitiva .

Também fica proibido a entrada de carros de lotação na cidade 

prática de atividades físicas fica proibida nas seguintes ruas .
Av João Alberto 
Rua projetada próximo a Toyota 
Av 01 da cohab 2
Centro cultural.

Fica proibido a tráfego de carros em toda a extensão do terminal rodoviário e mercado da rodovia.

Mercados da vila São João e mercado central ficam fechados .

MORREU A PROFESSORA IRAIDE MARTINS, ESPOSA DO CANTOR E COMPOSITOR PERBOIRE RIBEIRO

Faleceu ainda há pouco, em um hospital na cidade de Presidente Dutra, a pedagoga, professora, poetisa, ativista cultural, analista politica e radialista Iraide Martins.  
Ela lutava contra o Covid-19 mas perdeu a batalha na tarde desta quarta-feira. 
Seu corpo chegará em nossa cidade direto para o cemitério do Axixá onde será sepultada.
Iraide é imortal da Academia Bacabalense de Letras e deixa um legado poemas, poesias, contos, crônicas e textos interessantes. 
Bacabal, mais uma perda irreparável. 

APELO

RASGA
o véu das minhas emoções camufladas
ENCONTRA
o inteiro contido nas minhas meias palavras 
AFOGA
os Atlânticos e Pacíficos que engoli-nem sempre chorei, quando não cabia sorrir
ALINHA
as arestas que esculpi
foram feitas com o sonho
que não sonhei
algumas até esqueci
SUBVERTE
essa minha paz figurada
toda essa inércia fabricada.
Quem sabe assim nas entrelinhas do que deixei de falar consigas traduzir 
num rasgo de poesia
todo lirismo
e o berro retido
que minha garganta insiste em fazer calar
                                Iraide Martins

HOMENAGEM À PROFESSORA IRAIDE

Boa noite amigos!

Iremos fazer nossa homenagem a nossa amiga Iraide Martins.

Aguardaremos a chegada do corpo na BR 316 da seguinte forma:

Iremos em nossos veículos e formaremos filas de um lado e outro da BR para a passagem do carro que irá trazer-lá, nesse momento faremos um buzinaço em homenagem a ela. 

Todos de máscaras (indispensável)

Em seus veículos (não desçam de seus veiculos)

Sem aglomeração (afinal somos todos educadores)

Horário: *5:00 horas* (da    
                  manhã) 

Local: *BR 316* (Cemar)


Agradecemos o comparecimento de todos

OPINIÃO – CADERNO ESTADO MAIOR - O FOCO EQUIVOCADO…


Mais um dia – Ontem foi mais um dia em que o governador Flávio Dino dedicou-se, nas redes sociais, a se manifestar sobre as crises vindas de Brasília.

Operação da Polícia Federal no Rio de Janeiro, manifestações contra jornalistas, falas do presidente Jair Bolsonaro foram alguns dos temas mais abordados.

Já sobre o número crescente de contaminados por Covid-19 no estado, não houve qualquer fala a respeito.

A culpa é do povo – E a postura do governador maranhense não é algo isolado. O secretário de Saúde, Carlos Lula, também preferiu falar dos riscos de operação da PF.

A falta de leitos no interior do estado, o risco de aumento de mortes no Maranhão devido ao novo coronavírus e o aumento da contaminação não fez parte da agenda do gestor.

Sobre a pandemia, somente os “peões” do Palácio dos Leões andam se manifestando, colocando em prática a estratégia de culpar a população pelo aumento dos casos da doença no estado.

Estado Maior

 

LIVE SOLIDÁRIA DA DIOCESE DE BACABAL

Unindo-se à corrente solidária que artistas de todo o País estão formando durante o período de quarentena, o grupo (Pe. Ribamar Cardoso, Vera Luz Araújo, Judson Rodrigues e Rômulo Oliveira) realiza, no sábado 06 de junho, às 19h, no canal oficial do Youtube da REDEVIDA de Bacabal, a 2ª edição da transmissão ao vivo, para arrecadar doações para a Diocese de Bacabal.


"Nesta edição traremos temas como: fé, amizade e família, dando um breve destaque ao dia dos namorados, que se aproxima. Tudo isso com um formato intimista e uma atmosfera fraterna" comenta a Organização.



*Serviço – Live Solidária da Diocese de Bacabal*

Data: 06.06 (sábado)
Horário: 19h
Local: REDEVIDA de Bacabal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCPWSScJJnjkbKo97gi7_Qyw)
Doações: App do PicPay
Links para Download: (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.picpay&hl=pt_BR)
(https://apps.apple.com/br/app/picpay-pagar-e-receber-f%C3%A1cil/id561524792)

terça-feira, 26 de maio de 2020

ETERNO SENADOR JOÃO ALBERTO DIVULGA EXERCÍCIOS PARA RESPIRAÇÃO

O eterno Senador João Alberto de Sousa, apesar da clausura em função da pandemia do Covid-19, está sempre alerta as novidades e mantém seu querido povo sempre bem informado de tudo que acontece em relação ao Coronavirus. Todos os dias ele nos manda algo que seja interessante e faça bem à população.  O tema de hoje é exercicios para fortalecer os pulmões. 

DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO DA UFMA LANÇAM NOTA DE REPUDIO CONTRA NOVO SISTEMA DE ENSINO

Nós discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, UFMA Campus Bacabal, neste momento desafiador em que vivemos, as instituições de ensino superior querendo implantar um Sistema de Ensino que não contempla a realidade vivenciada pelos discentes e não dando a possibilidade de debate combos mesmos,  produzimos um documento que traz embasado no nosso repúdio à esse sistema. Segue abaixo;

Vanderlucia Cutrim, discente da Ledoc, Bacabal-MA.