quinta-feira, 28 de maio de 2020

PONTO DE VISTA -PRA TUDO NA VIDA TEM UM JEITO, MENOS PRA MORTE.- POR PAUL GETTY

PRA TUDO NA VIDA TEM UM JEITO, MENOS PRA MORTE.
 - por Paul Getty

A morte é inevitável. É a única certeza da vida, e o maior medo do homem. Confrontá-la pode ser um ato de coragem e, principalmente, de ousadia artística. Tem um dito popular que diz _“pra tudo na vida tem um jeito, menos para a morte”_, talvez seja por isso que insistamos em falar tanto em como seria o momento da sua chegada. Na verdade, não estamos preparados em ver as pessoas que amamos partir e, tampouco, em pensar na nossa – sinal da cruz e bate na madeira três vezes.

Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com *Mario Quintana*: _“Morrer, que me importa? (…)_ _O diabo é deixar de viver.” A vida é tão boa! Não quero ir embora…_

O irrequieto Maluco Beleza RAUL SEIXAS considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Na letra de _“Canto para a minha morte”_, Raul aguarda a morte se despedindo aos poucos de coisas, pessoas e situações do seu cotidiano.
No fim, deixa pedidos aos entes queridos e lamenta o que deixou de fazer, dividindo-se entre odiar e amar a morte, que ele deseja que demore a chegar.

*_"Qual será a forma da minha morte?_*
_Uma das tantas coisas que eu não_ _escolhi na vida_
_Existem tantas_
_Um acidente de carro_
_O coração que se recusa abater no_ _próximo minuto_
_A anestesia mal aplicada_
_A vida mal vivida, a ferida mal curada, a dor já envelhecida_
_O câncer já espalhado e ainda_ _escondido, ou até, quem sabe_
_Um escorregão_ _idiota, num dia de_ _sol, a cabeça no meio-fio…”_

A famosa Banda de Rock – Titãs - gravaram, FLORES, outra canção que é considerada um clássico sobre a morte.

_“A dor vai curar essas lástimas_
_O soro tem gosto de lágrimas_
_As flores têm cheiro de morte_
_A dor vai fechar esses cortes_
_Flores_
_Flores_
_As flores de plástico não morrem…”_

E gravaram também o grande sucesso *“Epitáfio”*, letra de Sérgio Britto, apesar de revelar certo arrependimento do personagem, deixa a mensagem de que devemos viver mais, valorizar os detalhes, amar e até morrer desse amor.

_“Devia ter complicado menos,_ _trabalhado menos_
_Ter visto o sol se pôr_
_Devia ter me_ _importado menos com problemas_ _pequenos_
_Ter morrido de amor_
_Queria ter aceitado a vida como ela é_
_A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier…”_

Brindando a morte e fazendo amor. É uma tarefa difícil, mas, quem sabe, se exercitarmos todos os dias, com uma boa música ao fundo, não passemos a tratar a morte de uma maneira menos pesada?

E nesses tempos de Pandemia, para amenizar sua dor, procure músicas que elevem o astral e que podem até brincar com a morte, como a vovó do rock, Rita Lee, fez, e muito bem, em *“Doce Vampiro”.*

_Venha me beijar,_
_Meu doce vampiro,_
_Ou ouuuuu_
_Na luz do luar_
_Ãh ahãããããh_
_Venha sugar o calor_
_De dentro do meu_ _sangue, vermelho_
_Tão vivo tão eterno, veneno_
_Que mata sua sede_
_Que me bebe quente_
_Como um licor_
_Brindando a morte, e fazendo amor,_
_Meu doce vampiro_
_Ou ouuuuu_
_Na luz do luar_
_Ãh ahãããããh_
_Me acostumei com você_
_Sempre reclamando, da vida…_
_Me ferindo, me curando, a ferida…_
_Mas nada disso importa,_
_Vou abrir a porta,_
_Prá você entrar,_
_Beija minha boca,_
_Até me matar…de amooooor!…”_

*Paul Getty S Nascimento*
_Poeta / Compositor_
_Membro da APL – Academia Pedreirense de Letras_

Nenhum comentário:

Postar um comentário