terça-feira, 12 de maio de 2020

OPINIÃO – CADERNO ESTADO MAIOR - SEMANA DECISIVA

Região metropolitana de São Luís (MA) entra em "lockdown" | Diário ...

Esta semana será decisiva para que o lockdown na Ilha de São Luís tenha o efeito esperado por todos: a diminuição da curva ascendente de contaminação. O isolamento total – que nem é tão fechado assim – foi uma determinação da Justiça, acatada pelo governador Flávio Dino.

A primeira semana de bloqueio foi repleta de flagrantes de aglomeração de pessoas em filas de bancos, feiras e até em inauguração de rede de supermercado. E para fechar com chave de ouro esta primeira semana, aglomeração de pessoas em restaurantes no domingo.

A segunda começou com um rodízio de veículos estabelecido em decreto por Flávio Dino para reforçar o que não vinha dando certo, apesar das propagandas e comemorações por parte do Palácio dos Leões.

Agora, a torcida para que as medidas surtam efeitos. Os números mostram que os mil leitos – segundo informou o governador em suas redes sociais – ainda não são suficientes para o atendimento da população.

Em 10 dias, o número de pessoas com o novo coronavírus mais que dobrou no estado. Saiu de pouco mais de 3,5 mil em 1º de maio para mais de 8 mil, 10 dias depois.

E para frear essa linha ascendente, somente a fiscalização das medidas e também a consciências do cidadão. Duas frentes que desde o início da crise sanitária são apenas ideias ainda não vistas em prática, efetivamente, no Maranhão.

Sem movimentação – Ainda não há qualquer movimentação do Ministério Público Estadual (MP) ou da Justiça para prorrogar o lockdown na Ilha.

Apesar de ser de competência do governador Flávio Dino, ele mesmo já disse que a prorrogação somente acontecerá se a Justiça assim determinar.

O planejamento do governo do Maranhão, na verdade, é iniciar o retorno das atividades comerciais no estado a partir do próximo dia 21.

Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário