sexta-feira, 22 de maio de 2020

OPINIÃO – CADERNO ESTADO MAIOR - EXPERIMENTANDO


O governador Flávio Dino (PCdoB) concedeu entrevista coletiva para dar mais detalhes de seu novo decreto, que permitirá a reabertura gradual das atividades comerciais em todo o Maranhão. Na verdade, as novas determinações não tiveram as explicações detalhadas que poderiam ser ditas.

Dino se prendeu a falar que a pandemia ainda existe em todo o mundo, algo que todos sabem. Que os casos no Brasil estão em pleno crescimento. Informação notória. Nesse caso, o fato de o Maranhão estar inserido nesse contexto trágico torna esperado o aumento do número de contaminados e mortes a cada 24 horas.

O governador disse ainda que os locais que não acompanham essa tendência nacional estão favorecidos por questões climáticas e de desigualdades sociais. Contudo, o que poderia ser mostrado são dados de sua equipe técnica que mostrem ser este o momento para iniciar o retorno de atividades no Maranhão. Não foi mostrada também uma previsão de queda da curva de contaminação.

De fato, o governador não detalhou os motivos que o levaram a decidir pela retomada das atividades, atendo-se a enumerar alguns dados.

Ao final, Dino disse que se a “experiência” não funcionar, vai dar passos atrás. O problema é saber quantas vidas poderão custar essa tentativa de voltar à normalidade em plena linha de crescimento da pandemia no estado.

Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário