segunda-feira, 18 de maio de 2020

OPINIÃO – CADERNO ESTADO MAIOR - A CULPA VEM DE BRASÍLIA ???

A curva de contaminação e morte pela novo coronavírus no Maranhão não demonstra em nada que está com tendência de queda. Pelo contrário! Os números do boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram que o Maranhão aparece como o sétimo estado brasileiro com maior números de casos confirmados e também de morte. São Luís, a capital maranhense, é a sétima cidade com maior número de mortes do Brasil devido a Covid-19.

A situação é grave e o sistema de saúde tanto público quanto privado não tem mais capacidade de atendimento. Apenas nas propagandas e nos anúncios em redes sociais, os hospitais estaduais tem todo o controle da situação.

Diante dos números da Covid-19 subindo e avançando para o interior do estado e ainda a pressão de empresários para reabertura das atividades na ilha de São Luís duas estratégias estão em vigor no Palácio dos Leões: a primeira é uma previsão de redução de casos na capital devido ao lockdown – “que foi um sucesso” desde o primeiro dia, segundo os palacianos – e a segunda é um canhão apontado diretamente para o presidente da República, Jair Bolsonaro, para que ele seja o culpado pelos dados preocupantes do Maranhão.

Claro que as palavras do presidente Bolsonaro contra o isolamento social contribuem para a dificuldades de manter as pessoas em casa, afinal, o que diz o chefe maior da nação não se dissipa no vento. Há consequências!

Mas daí, apontar as declarações sem base científica alguma do presidente como o fator principal para os problemas do Maranhão ou de qualquer outro estado é, no mínimo, uma real fuga da responsabilidade ou tentar passar a ideia de que tudo estaria sob controle se Bolsonaro não dissesse que as pessoas precisam sair para trabalhar.

Diante do cenário péssimo do Maranhão, não tem como se prevê se as estratégias dos Leões surtirá efeito de fato. Afinal, contra dados não há argumentos.

Ajuda – O mais importante – até o momento – é que tem chegado ao Maranhão e outros estados recursos insumos EPIs e testes. Tudo enviado pelo Governo Federal.

Pode até não ser por livre vontade do presidente da República, mas a atuação dos dois ministros da Saúde até a semana passada, era de cooperação com os estados.

Por isso, o único prejuízo de fato do governo Bolsonaro com o Maranhão é a verborragia do presidente.

Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário