sexta-feira, 1 de maio de 2020

FLÁVIO DINO ANTECIPA DECISÕES DO NOVO DECRETO PARA O LOCKDOWN

Em entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (01), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou novos investimentos e novas medidas para tentar combater a pandemia do novo coronavírus no estado.

Dino anunciou que o HTO – Hospital de Traumatologia passou a ser uma unidade de saúde para atendimento exclusivo para pacientes da Covid-19. O mesmo processo também já foi iniciado também com o Hospital Carlos Macieira. Serão mais 130 leitos exclusivos para o coronavírus, somente em São Luís, a partir da próxima semana.

O governador anunciou que o trabalho para o hospital de campanha já foi iniciado no Multicenter Sebrae. O tempo da obra deve durar cerca de 20 dias. Também anunciou que já foram adquiridos mais 70 respiradores para o Maranhão.

Sobre a decisão judicial que determinou que o Governo do Maranhão decrete o lockdown na Região Metropolitana, a pedido do Ministério Público, Flávio Dino reafirmou que vai cumprir a decisão, já que zela pela harmonia entre os poderes. No entanto, quando a Justiça decidiu pelo reajuste de servidores em 21,7%, o Governo do Maranhão, por determinação do governador, recorreu.

O governador diz que o decreto sobre as novas diretrizes para acatar a decisão do lockdown, será oficialmente divulgado no domingo, dia 03. Mas na coletiva, Dino já antecipou que existirá uma interrupção de veículos quase total na entrada da Ilha de São Luís. Anunciou ainda que fará uma restrição das atividades essenciais, que atualmente funcionam no decreto estadual em vigência. Garantiu ainda que supermercados e farmácias ficarão funcionando normalmente.

Uma novidade será a criação de barreiras nas principais avenidas da Ilha de São Luís, para que só circulem pessoas que trabalhem em serviços essenciais ou que efetivamente precisem sair temporariamente por questões estritamente necessárias. Além disso, por conta da inoperância dos bancos, o estado vai contratar pessoas para organizar as filas na Caixa, onde centenas de pessoas se aglomeram diariamente para o recebimento do auxílio emergencial.

Por fim, o governador voltou atrás e recuou de sua decisão de transferir a responsabilidade a prefeitos, pais de alunos e donos de escolas para decidirem pela volta das aulas presenciais. Dino assegurou que as aulas presenciais só devem voltar em junho.

O novo decreto também apresentará sanções para quem não cumprir as decisões, inclusive com multas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário