sexta-feira, 8 de maio de 2020

FLAVIO DINO ANUNCIA NOVAS MEDIDAS E REFORÇA EFETIVIDADE DO LOCKDOWN


O governador do Maranhão, Flávio Dino, nesta sexta-feira (08), voltou a conceder entrevista coletiva e anunciar novas medidas para que o estado possa enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Além do balanço do atual momento da doença no Maranhão, o governador afirmou que novos leitos foram entregues e que possibilitou o não colapso da rede pública estadual.

Sobre o lockdown, Flávio Dino voltou a dizer que a medida tem sido eficaz e acertada, mesmo diante das críticas da ausência de fiscalização. O comunista assegurou ainda que teremos redução de casos novos por conta justamente do lockdown.

Anunciou a chegada de mais 44 respiradores e a abertura de mais um hospital no Monte Castelo, hospital Raimundo Lima, exclusivo para o Coronavírus. Em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Hospital Português e o Hospital São José, irão funcionar e ajudar também para o combate da pandemia. Confirmou ainda a ampliação de mais leitos no interior, principalmente em Imperatriz, para minimizar a situação da UPA.

Adotará uma nova Medida Provisória para aumentar a multa para os bancos, que por ventura não cumprirem as agências sanitárias. O novo valor inicial passará a ser de aproximadamente R$ 500 mil.

Sobre a prorrogação do lockdown, o governador, mais uma vez, transferiu a responsabilidade para os outros. Deixou claro que a prorrogação ou não do lockdown ficará a cargo da Justiça, no caso o juiz Douglas de Melo Martins. O governador antecipou o feriado do dia 28 de julho, para o dia 15 de maio, para dar um dia a mais de “lockdown”.

Anunciou um rodízio de placas de veículos, semelhante ao que foi feito em São Paulo. Na segunda-feira (11) e quarta-feira (13), apenas os veículos particulares com placas ímpares. Já na terça-feira (12) e quinta-feira (14), apenas os veículos particulares com placas pares. Sexta-feira será feriado. Vale lembrar que veículos essenciais e que transportem pessoas que trabalhem nos serviços essenciais, não devem entrar nesse rodízio.

Depois disso, o governador anunciou que será editado um decreto com medidas progressivas para a retomada do comércio, mas deixou claro que, nesse momento, não se pode falar em retorno das aulas presenciais. A retomada do comércio deve ser iniciada, muito provavelmente, a partir do dia 21 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário