quinta-feira, 7 de maio de 2020

HILDO ROCHA RESPONSABILIZA DINO POR ALTOS NÚMEROS DA COVID-19 NO MA

Durante Sessão Virtual da Câmara dos Deputados, nesta semana, o deputado federal Hildo Rocha comentou sobre a assombrosa quantidade de infectados e de mortes provocadas pelo Covid-19, no Maranhão. De acordo com o parlamentar, o governador Flávio Dino não conseguiu fazer o planejamento adequado para combater a pandemia.

“Não houve planejamento para enfrentar a pandemia. Digo isso porque estamos vendo que os números do Maranhão são muito diferentes de outros Estados da Federação Brasileira. As mortes e doenças, por causa do covid-19, no Estado do Maranhão, estão acima da média nacional. As pessoas estão sendo abandonadas à própria sorte nas unidades de saúde, isso é inaceitável. Recebo histórias de algum tipo de descaso todos os dias, fico impressionado e preocupado com tudo isso e não posso me calar diante de toda essa matança”, destacou o parlamentar.

De acordo com Hildo Rocha a capacitação dos profissionais da saúde que seria competência do governo do estado não foi feita. O parlamentar lembrou que o governo tem um verdadeiro exército da saúde que está sempre à disposição das autoridades para ajudar a combater doenças, mas o governador não quis sequer preparar esses profissionais, que são os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias.

“Todo o sofrimento que nós estamos vivendo no Maranhão é por falta de planejamento do governo do estado. A falta de planejamento é visível. O Governador Flávio Dino não fez planejamento para enfrentar essa pandemia. Ele não promoveu sequer uma capacitação para quem está no dia a dia da população tratando de saúde pública, em todos os bairros, que são os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias. Esse é um verdadeiro exército que bem preparado, bem equipado e motivado pode ajudar no enfrentamento dessa ou de qualquer outra pandemia. Os profissionais da enfermagem também são tratados com desprezo pelo governador Flávio Dino, com salários irrisórios e sem condições de trabalho. Faltam até mesmo EPI’s”, argumentou o parlamentar.

Ação mesquinha – Rocha disse que além de não ter cumprido com as promessas de campanha, de não ter dado a mínima atenção para os agentes de saúde, Flávio Dino negou a capacitação e o fornecimento de equipamentos de proteção para esses valorosos profissionais da saúde pública. O deputado falou ainda que é melhor e menos dolorido fazer a prevenção da doença ou, no infortúnio dessa, fazer o tratamento clínico adequado de forma imediata do que o tratamento hospitalar em função do agravamento da Covid-19.

“Flávio Dino age de forma mesquinha, não promoveu a capacitação dos profissionais da saúde para não gastar, paga salários baixos para os profissionais da saúde com o objetivo de economizar dinheiro para poder gastar com o marketing da sua campanha a presidente da república. Com isso acaba deixando as pessoas morrerem e quando morrem ele bota culpa no presidente Jair Bolsonaro. Mas eu debito a Flávio Dino essa matança que está ocorrendo no Maranhão em decorrência da precariedade da rede pública de saúde estadual promovida pelo governo dele”, sentenciou Hildo Rocha.

Sucateamento – O deputado Hildo Rocha lembrou ainda que o governador Flávio Dino fechou dezenas de hospitais no Maranhão inteiro, unidades de saúde que foram construídos em outros governos e sucateou as UPAS, e diversas unidades de saúde em todo o Estado.

“Se estão acontecendo muitas mortes no Maranhão, não é a Jair Bolsonaro que nós temos que culpar, a culpa é do Governador Flávio Dino, porque foi ele que deixou as Upas e hospitais serem sucateadas, foi o Flávio Dino que fechou os hospitais e precarizou os serviços de saúde no Maranhão inteiro. É Flávio Dino que não paga aos municípios a contrapartida do Estado para os programas de saúde do Sus. Até remédios básicos ele se nega a fornecer à população pobre, algo que nenhum governador do Maranhão jamais fez”, argumentou Hildo Rocha.

Decisão catastrófica – Rocha aproveitou, durante seu pronunciamento, para também, criticar a decisão de um juiz estadual que com o apoio do Governador Flávio, decretou o famoso lockdown. O parlamentar enfatizou que as consequências dessa decisão serão catastróficas.

“A decisão precipitada do juiz não deveria ter acontecido e a forma do anúncio da sua decisão ainda foi pior, foi uma tragédia, o ato dele. A decisão motivou uma multidão de pessoas a correrem para os mercados, supermercados, farmácias e comércios em geral, ao mesmo tempo. As filmagens mostram que em estabelecimentos comerciais que cabiam apenas trinta pessoas tinham pelo menos quinhentas. A Aglomeração de pessoas foi enorme, foi um ato insano, terrível. Com isso, sem dúvida nenhuma, vai aumentar a quantidade de pessoas infectadas com o novo coronavírus e consequentemente vai provocar a morte de pessoas. Eu vi nos vídeos vários idosos nessas aglomerações fazendo compras para proteger as suas famílias da fome. O culpado é Jair Bolsonaro? O governador Flávio Dino tem que amadurecer, crescer e assumir os seus erros”, concluiu Hildo Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário