segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

PONTO DE VISTA - SAMBA, SUOR E OPORTUNIDADE- POR CARLOS BRANDÃO

 


 Por Carlos Brandão

Como diz uma música famosa: “e vai rolar a festa!”. E com a graça de Deus, todos brincarão o Carnaval com muita alegria e segurança. Aliás, montamos uma operação bem planejada, com a participação de diversos parceiros como: Secretaria de Cultura (Secma); Secretaria de Segurança Pública (SSP); Secretaria de Desenvolvimento Social; Secretaria de Saúde; Secretaria de Turismo; Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos; Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Câmara de Vereadores de São Luís; Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema); Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), entre outros, para que os foliões só se preocupem em brincar.

Teremos mais de 10 pontos de controle de velocidade em locais estratégicos da Região Metropolitana de São Luís. Além disso, haverá o policiamento ostensivo e a descentralização das ações, garantindo a segurança em todo o território maranhense. Tudo está sendo pensado para que este seja um momento apenas de expressão de alegria. No entanto, caso alguém precise de atendimento médico: montamos um hospital de campanha no circuito Beira-Mar, além de termos várias ambulâncias de prontidão nos principais pontos da folia. Como ação de conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por todo o estado, já foram distribuídos cerca de 4 milhões de preservativos para as suas 19 Regionais.

Assim como fizemos no São João e no Natal do Maranhão, nosso governo investe em mais essa festa popular pensando na valorização de nossos artistas, na atração de turistas e na geração de emprego e renda. E temos certeza de que, assim como nos outros eventos que citei, o resultado será além do esperado. Já temos informações de que só nos Dias de Momo nossos hotéis já têm uma ocupação garantida de cerca de 85% e, desembarcando no aeroporto de São Luís, já sabemos que teremos mais de 20 mil passageiros. Nos terminais aquaviários, a expectativa é de uma movimentação de aproximadamente 140 mil pessoas. Para facilitar os deslocamentos, o transporte coletivo semiurbano, que atende a Região Metropolitana de São Luís, está sendo gratuito neste sábado e  domingo. As viagens de ferryboat no dia 18 – sentido Baixada – e no dia 22 – sentido São Luís – também não serão cobradas.

Apesar de citar a capital, nosso governo se programou para proporcionar esta festa em todas as regiões do estado. Com investimentos feitos com responsabilidade, de forma planejada e respeitando a boa aplicação dos recursos públicos, chegaremos a 70% dos municípios, onde 130 bandas farão cerca de 700 apresentações. Serão mais de 4.500 profissionais envolvidos para que tudo ocorra da melhor forma possível. Nossa estimativa é a de que mais de 900 mil pessoas se divirtam nos quatro dias oficiais, o que vai proporcionar uma grande movimentação em nossa economia, seja formal ou informal. E aí entra algo que, para mim, é fundamental não apenas no Carnaval ou em festividades sazonais, mas todos os dias do ano: a geração de renda. Teremos milhares de microempreendedores trabalhando para dar suporte à festa. E isto importa muito. São oportunidades assim que milhares de pessoas esperam para garantir uma renda extra em suas casas. Sejam artistas, comerciantes, vendedores ambulantes, operadores de eventos, motoristas, seguranças…enfim, todos os envolvidos. Investimentos não apenas pela folia em si, mas porque temos a certeza de que isso significa mais comida na mesa para muitos maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário