quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

SAIU NO BLOG DO SERGIO CARVALHO - DENÚNCIA - A FARRA DO CARNAVAL

 

O blog do Sérgio Carvalho recebeu este artigo denúncia, onde o denunciante reclama do desprestígio de artistas maranhenses. 

Entraremos em contato com a assessoria de comunicação do governo do Maranhão, para os esclarecimentos do fato! 

Confira a denúncia recebida: 

“A escola de samba carioca Estácio de Sá vai pra Marquês de Sapucaí este ano levando como enredo o tema “São João de São Luís do Maranhão, acende a fogueira do meu coração”.

Nada estranho se não fosse a maneira como esse projeto está sendo viabilizado, inclusive com o uso de dinheiro público do Estado do Maranhão e o auspicioso incentivo do Secretário do Turismo, senhor Paulo Matos, patrono dessa empreitada no mínimo suicida.

O tema proposto pelo carnavalesco é riquíssimo, sob todos os pontos de vista, porque suscita, a um só tempo, o interesse pelo folclore maranhense e estimula a curiosidade do Brasil e do mundo em conhecer a cultura das festas juninas, em específico do bumba-boi, contada pelos artistas maranhenses todos os anos, no mês de junho.

Por isso mesmo, ninguém melhor do que os artistas maranhenses para compor esse cenário com suas músicas em ritmo de toadas, música popular e sambas. Mas não foi o que aconteceu recentemente na quadra da escola Estácio de Sá, conhecida como o berço do samba.

Dentre os concorrentes para escolha do samba enredo para o carnaval 2023, estavam três compositores maranhenses, Zé Lopes, Gilvan Mocidade e Walasse Godinho, que criaram em parceria um belo samba e letra contagiantes, contando a história real do bumba-boi de São Luís do Maranhão, marcada por um forte refrão que chamava, de logo, o folião para participar na avenida desse grande espetáculo de sonhos e folguedos que é a festa junina maranhense.

Esses valorosos compositores, tradicionais campeões de disputas carnavalescas nos variados ritmos de blocos, escolas de samba, marchinhas, de São Luís, chegaram à final com a proposta apresentada junto à Estácio de Sá. Contudo, não obtiveram a conquista do primeiro lugar, notadamente porque não tiveram o apoio das secretarias de cultura e de turismo do estado do Maranhão e do município de São Luís

Como pode compositores de nosso estado que escreveram uma linda poesia numa melodia que carrega o folclore maranhense como bandeira do carnaval estaciano não contar com o apoio das autoridades envolvidas nessa grande festa popular? Nenhum auxílio para deslocamento para as prévias no Rio de Janeiro, nenhuma motivação, nenhuma reunião, nenhuma foto no instagram ou no facebook institucional ou pessoal desses agentes públicos.

Mas o grande protagonista dessa omissão foi o Secretário do Turismo, senhor Paulo Matos, que agora mostra sua cara e entusiasmo, apadrinhando e reunindo-se com lideranças da escola de samba carioca. Isto é, ostentando sua euforia momesca nas suas redes sociais em prol de um projeto conhecido como “samba de escritório”, cuja letra confunde nosso  bumba-boi com “ciranda de roda” e outras discrepâncias regionais que só a imaginação infantil de amadores podem sugerir esse simulacro da autêntica festa junina do Maranhão.

E antes mesmo do resultado ser divulgado, Paulo Matos já havia desfilado sua tendenciosidade com os dirigentes estacianos ao passear com eles no centro histórico de São Luís e recebê-los arabicamente em seu gabinete de secretário de estado, depois da proclamação do resultado em favor de “supostos compositores cariocas” (samba de escritório), como se a coisa pública fosse de sua inteira propriedade. Sabe-se lá que vantagem inclinou o envaidecido secretário. Isso é inegável, porque ele mesmo registrou tais passeios e encontros em suas redes sociais. E não adianta ter removido porque temos o print da postagem para mostrar à sociedade. 

Tão confiante o secretário está em suas travessuras que já está preparando um grupo de apaniguados para levar, às custas do erário público, para o Rio de Janeiro, sob o pretexto de representar o bumba-boi do Maranhão. Porém, segurando apurado, pela própria postagem do secretário, é que os contemplados nessa viagem tertulica, são pessoas que não participaram do concurso da escolha do samba-enredo, muito menos estão entre artistas comprometidos com o carnaval e a cultura junina maranhense. Resumindo, as pessoas escaladas pelo secretário foram escolhidas ao seu talante.    

É extremamente temerário custear um projeto desse em terras alheias ao nosso Estado, enaltecendo grupos interessados em se beneficiar de uma história que não conhecem. É verdadeiramente um desprestígio à cultura popular maranhense e a seus valorosos artistas e compositores, que nenhuma menção tiveram a seus nomes ou a seus méritos musicais. Não se trata aqui de defender apoio gracioso, mas de reconhecer o mérito de quem realmente conhece a fundo nossa cultura popular.

Sabe-se lá como a Estácio de Sá vai mostrar nossos folguedos na Marquês de Sapucaí, se a letra não retrata o bumba-boi; se o ritmo, a trupiada, a célula boieira é desconhecida pela bateria da escola berço do samba carioca.” Finalizou assim o denunciante.

Clique no Link e veja o vídeo do samba maranhense

https://youtu.be/Ws1Fs7B7PWg

Nenhum comentário:

Postar um comentário