segunda-feira, 5 de agosto de 2019

OPINIÃO - CADERNO ESTADO MAIOR - EM ALTA COM BOLSONARO


O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) segue em alta com Jair Bolsonaro (PSL). Na semana passada, durante transmissão ao vivo em sua conta no Facebook, o presidente da República teceu elogios e destacou a importância do tucano maranhense para a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre Brasil e Estados Unidos. O assunto voltará a ser tema de debates na Câmara dos Deputados após a volta do recesso.

– Na nossa primeira viagem aos Estados Unidos, assinamos o acordo. Estava presente o senador do Maranhão, Roberto Rocha, uma pessoa maravilhosa, excepcional, para que nós pudéssemos desenvolver todo o projeto tratando do lançamento de satélites na nossa base de Alcântara -, disse.

O senador maranhense é um dos principais defensores do acordo. Ele fez parte da comitiva do presidente à Washington, nos EUA, em março deste ano, quando foi assinado o pacto. Em sua avaliação, o Maranhão está inserido e tem muito a ganhar com essa parceria.

– O Acordo de Salvaguardas representa um grande avanço comercial entre os dois países. O Brasil e o Maranhão, por meio da Base de Alcântara, serão sócios dos países e das empresas aeroespaciais internacionais que desejarem atuar no complexo aeroespacial brasileiro, sem ferir a soberania nacional – disse Rocha.

Esta não foi a primeira menção de Bolsonaro a Roberto Rocha relacionada ao AST. Nos Estados Unidos, em março, o presidente agradeceu ao senador por sua participação no Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado que viabilizará a utilização do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) pelos americanos.

Em seu discurso, ele fez uma menção específica ao tucano maranhense, a quem atribuiu colaboração “para que esse acordo […] sobre o Centro de Lançamento de Alcântara se tornasse uma realidade”.

Estado Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário