quarta-feira, 14 de agosto de 2019

PREFEITO EDVAN BRANDÃO FAZ A ALEGRIA DA CULTURA BACABALENSE

Nenhuma das inaugurações promovidas pela Prefeitura Municipal de Bacabal foi tão disputada quanto a da Escola de Música Maestro Almir Garcez Assaí.  Acontecida na noite de ontem, terça-feira, 13 de agosto, o evento reuniu centenas de pessoas, lotando as dependências daquela casa.

A programação teve inicio às 17h com um belíssimo show  do cantor e compositor Marcus Maranhão  onde ele mostrou seu trabalho autoral mesclado com pérolas do cancioneiro maranhense e foi bastante aplaudido. Em seguida a Banda Santa Cecília fez as côrtes aos presentes, sob a regência do Maestro Victor Emanoel, o Victor Paraíba, o público presente pode ouvir canções de várias épocas da nossa Música Popular Brasileira e estrangeira.

A chegada do prefeito Edvan Brandão, com direito a tapete vermelho, foi de muito festejo e acompanhado pela primeira dama, a senhora Ivaneide Brandão, pelos filhos Davy, Werlim, e Talita, por vereadores, assessores, secretários e adjuntos, o gestor descerrou a placa e declarou inaugurada a Escola de Música Maestro Almir Garcês Assaí.

O cerimonial seguiu e todos os secretários, vereadores e assessores presentes, foram chamados para compor o palanque e logo foi executado o Hino Nacional pela Banda Santa Cecília e em seguida o Hino Municipal com interpretação do Coral da Escola.

Abrindo as falas, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Manoel da Concórdia, falou das dificuldades por que passa a nossa cidade, mas que as peças já estão se encaixando e a reforma da referida Escola, dava provas do esforço para ver a cidade melhor.

Outro vereador que usou o microfone, foi o representante da cultura Melquiades Neto, que não poupou palavras para agradecer ao prefeito Edvan Brandão pela forma como vem tratando a cultura.

A secretária de cultura Marcela Ferreira e Silva fez um discurso emocionante ao relatar as dificuldades, o esforço e a determinação para que esse projeto fosse concluído e também fez grandes elogios ao prefeito Edvan Brandão por se solidarizar com o ensino da música em Bacabal.

O penúltimo a discursar foi o Maestro Victor, que além de agradecer pela excelente reforma, ainda cobrou do prefeito um espaço maior. "Senhor Prefeito, esse espaço, apesar da reforma, já está pequeno, pois temos muitos jovens que querem aprender música e não temos mais vagas por falta de espaço", explicou o maestro.

Quando o prefeito foi chamado para falar, a emoção aflorou e o público foi ao delírio. Edvan agradeceu a todos e chamou sua esposa Ivaneide, fez uma declaração de amor a ela e deu-lhe um beijo. Depois de todo o romantismo, Edvan revelou toda sua maturidade e chamou pelo nome cada vereador, cada secretário, cada adjunto, cada líder para ficar ao seu lado e fez uma grande homenagem e agradeceu pelo companheirismo, pela confiança e pela luta por um Bacabal digno. "Temos a consciência que estamos no rumo certo, quero fazer de Bacabal uma cidade linda e para isso estamos trabalhando a todo vapor. A população pode esperar e confiar em mim, que nos cem anos da cidade, ela estará como planejamos, muito linda", discursou o prefeito.

Um dos grandes momentos da da festa, foi logo que o prefeito Edvan Brandão encerrou o seu discurso. O escritor Zé Lopes fez a entrega do seu novo livro "Confesso que vi, ouvi e até vivi", onde o autor narra em crônicas, histórias do hilário local.


HOMENAGENS

A parte mais esperada da reinauguração foi a homenagem aos músicos que fizeram parte da primeira formação da Banda Santa Cecília, e os vivos Francisco Ferreira (seu Mozinho), Jacinto Rodrigues, Dionisio Cutrim, José Carlos Souza - (Zezico Miranda),receberam das mãos do prefeito Edvan e da secretária Marcela, seus respectivos troféus.

Depois foi a parte mais emocionante da festa, quando os músicos homenageados já falecidos, Dionésio Miranda, Otomil Santos, Zé Ferreira, Carlinhos do Sax, Nidomar Miranda (Massa Bruta), Valdimiro Gomes, Manoel do Baixo, Leocádio Ribeiro, Durval Souza, Maestro Assaí e Zé de Brito, foram representados por filhos, viúvas, irmãos, netos e sobrinhos, muitas lagrimas rolaram e um clima de muita saudade tomou conta do recinto.


Depois da entrega das outorgas, foi a vez dos shows de encerramento. Primeiro subiu ao palco livre a Orquestra de Berimbau Acordes do Arame no Som da Cabaça da Associação de Capoeira Zambi com regência do Mestre Pinta. seguido pelas alunas do curso de canto com o auxílio luxuoso dos alunos de violão da própria escola.

Para o encerramento da grande festa, quem subiu ao palco acompanhado de uma super banda, foi o cantor e compositor Zé Lopes, que fez canções autorais e também perolas do cancioneiro nacional e maranhense, com participação mais que especial do cantor e violonista Marcus Maranhão.

Depois foi servido para todos os presentes um lanche, regado a muito salgadinho, sucos e refrigerantes. 

MOMENTO TRISTE 


Ao Mestre,  com carinho - Um dos maiores músicos brasileiros, o saxofonista Zé de Brito, o popular Palito, que tanto fez pela nossa música, pela nossa cultura, pelos nossos artistas, autor parceiro de poetas como Brasilino Miranda, inspirador de sambas de enredo, forrós, toadas, poesias, crônicas, contos, foi um dos homenageados, mas para a triste surpresa, não tinha ninguém pra lhe representar. Avô do vereador e empresário Cesar Brito, que almeja ser prefeito de Bacabal e anda tirando o cinto em público para agredir o prefeito, se mostrou realmente sem cinto, e misturou as coisas e com as calças na mão, fugiu de um evento que representa muito para a cidade e para o nome da família.

A nossa homenagem a esse grande artista.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário