domingo, 5 de setembro de 2021

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE - AS CORES DOS MESES

 


Todo mundo sabe que no mês de outubro é hora celebrar a campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre o câncer de mama e a saúde da mulher. Já a saúde dos homens entra em foco com a campanha Novembro Azul, que aborda ainda a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Outros meses também são identificados com as cores de campanhas igualmente importantes. Leia este post até o fim e confira!


Janeiro Branco
Para uma melhor qualidade de vida, o cuidado com a mente é essencial. Assim surgiu o Janeiro Branco, cuja proposta é envolver toda a sociedade em prol de hábitos que contribuam para uma boa saúde mental e emocional.

Fevereiro Roxo
Enquanto muitas pessoas pulam Carnaval, o calendário da saúde não para: a cor roxa toma conta do país para alertar sobre o lúpus, a fibromialgia e o mal de Alzheimer.

Março Azul-Marinho
O foco do mês é o câncer colorretal, principalmente graças ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, celebrado em 27 de março.

Abril Azul
Como no dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi criada a campanha Abril Azul, que trata da importância do diagnóstico e do acompanhamento das pessoas com autismo.

Maio Vermelho
Para alertar as pessoas sobre o câncer de boca, no mês de maio ocorre a campanha Maio Vermelho. A doença envolve lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar diversas outras partes do corpo – daí a importância da conscientização.

Junho Vermelho
A cor vermelha também caracteriza a doação de sangue, que ganha ênfase em junho. Isso se deve ao dia 14 de junho, em que é comemorado o "Dia Mundial do Doador de Sangue".

Julho Amarelo
Os laços amarelos chegam em julho para conscientizar sobre as hepatites virais e o câncer ósseo. E a escolha da cor não é por acaso: como a hepatite afeta o fígado, geralmente os pacientes ficam com pele e olhos amarelados.

Agosto Dourado
A primeira semana do mês marca o Dia Mundial da Amamentação, quando a importância do aleitamento materno entra em foco em todo o país. O dourado vem da amamentação, já que o leite materno, segundo os profissionais de saúde, “vale ouro”.

Setembro Amarelo
Para prevenir o suicídio, o Centro de Valorização à Vida (CVV) a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) deram início à campanha Setembro Amarelo. O objetivo é acabar com os estigmas relacionados aos transtornos mentais e mostrar que falar é sempre a melhor solução – seja no caso de problemas físicos ou psicológicos.

Dezembro Vermelho
Para fechar o ano, dezembro chega para lembrar a importância de se proteger contra a Aids. É o Dezembro Vermelho, cuja data é evidenciada no 1º dia do mês e incentiva o uso do laço vermelho, visto como símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a doença.

Nos próximos domingos falaremos no Setembro Verde, Setembro Vermelho e setembro Amarelo.

Por Dr. Otavio Pinho Filho 


Nenhum comentário:

Postar um comentário