domingo, 12 de setembro de 2021

DIAGNOSE - DICA DE SAUDE-SETEMBRO VERMELHO

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças do coração estão entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, a média é de 350 óbitos por ano, o que equivale a 1 falecimento a cada 40 segundos. Sendo assim, em 2014 o Instituto Lado a Lado Pela Vida criou a Campanha Setembro Vermelho, que acontece nesse mês devido ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 para conscientizar as pessoas sobre doenças cardiovasculares. 

Setembro vermelho: como evitar doenças do coração?

A prevenção do desenvolvimento de doenças do coração pode ser mais simples do que parece. Eliminar os maus hábitos e adotar medidas saudáveis, certamente será uma das formas mais eficazes para evitar o surgimento da doença.

Vale ressaltar também que há uma série de fatores que contribui para essa incidência. Entre eles estão:


Estresse;


Diabetes;


Hipertensão;


Tabagismo, drogas e álcool;


Obesidade;


Colesterol (LDL);


Estresse


Há muitos motivos para o estresse, que normalmente vem acompanhado por outros problemas como tensões musculares, desgaste físico e mental, mudanças de humor, insônia, ansiedade, dificuldades de concentração, depressão, entre outros. Para evitar o estresse é recomendado dormir pelo menos oito horas por noite, manter uma alimentação saudável e equilibrada (nada de abusar na cafeína) e praticar exercícios físicos (uma ótima opção para descarregar o estresse).


Diabetes


Engana-se quem pensa que controlar o consumo de doces é a única maneira de precaver a diabetes. O estresse, o sedentarismo e a obesidade podem ser grandes contribuintes para seu surgimento, assim como outros alimentos. Por isso, é importante seguir uma dieta orientada por nutricionistas, controlar o peso e ser ativo. Agora se a pessoa já tiver a diabetes, deve comer alimentos ricos em fibras, sem gorduras saturadas e hidrogenadas e se atentar as calorias.


Hipertensão


Todos sabem que a hipertensão é gerada por hábitos inadequados, em especial, o uso de sal e bebida alcoólica em excesso.  Por ser uma doença crônica e sem cura, ela é controlada a base de medicamentos. Além disso, algumas ações podem ser prejudiciais para quem tem pressão alta, como o fumo, o estresse, os alimentos gordurosos, fritos, doces e muito salgados.


Tabagismo, drogas e álcool


O tabaco duplica as chances de risco de o fumante ter um ataque cardíaco, pois acelera o coração, aumenta a pressão arterial e faz o sangue coagular. Os sintomas do tabagismo podem ser irreversíveis e aparecem em longo prazo. Assim como o uso de drogas e bebidas alcoólicas, que podem causar desde arritmia até a morte.


Obesidade


A obesidade é um problema de saúde pública que afeta grande parte de adultos e crianças. A principal razão é o sedentarismo e a ingestão de alimentos densamente calóricos e quando se consome mais energia do que gasta, a tendência é ir ganhando mais peso.


Colesterol (LDL)


Destacamos o LDL, pois há dois tipos de colesterol. O HDL que é considerado bom e reduz a formação de gordura e o LDL que é o ruim e eleva os riscos de infarto. Alguns alimentos que aumentam o colesterol devem ser evitados, como os industrializados, fast food, carne gorda, leite integral, queijos amarelos e cremosos, massa, biscoito, frituras, entre outras gorduras.  Prefira as carnes magras, cereais, frutas, verduras e legumes.


Campanha Setembro Vermelho


Viu só? A Campanha Setembro Vermelho acontece durante todo o mês, mas os cuidados devem ser diários. Leve uma vida mais saudável, cuide do seu coração

Por Dr. Otávio Pinho Filho 



Nenhum comentário:

Postar um comentário