domingo, 26 de junho de 2022

DIAGNOSE - RESSACA NAS FESTAS JUNINAS

 

A temporada de festas de São João chegou e, com ela, além das inúmeras opções de diversão, a variedade de comidas e bebidas – cada uma melhor que a outra.

Em muitas regiões do país, o período junino dura bem mais que uma semana e são diversas festas públicas e privadas para curtir. Como cai em um período em que muitas pessoas estão de férias, é natural se permitir alguns excessos ao participar das comemorações, indo dos deliciosos pratos típicos ao consumo de bebidas alcoólicas. A ingestão excessiva deste último, por sua vez, pode ocasionar a indesejada ressaca.

Com alguns cuidados, as consequências de umas doses a mais podem ser facilmente evitadas ou amenizadas. 

Dicas para prevenir e curar ressaca, a vilã das noites de festa e diversão.durante o São João: 

– Coma bem antes de pensar em ingerir uma grande quantidade de bebidas: Comer antes de beber irá ajudar a adiar o efeito do álcool e também irá amenizar a possível agressão. A prática conhecida como “forrar o estômago” pode ser feita com alimentos preferencialmente ricos em gorduras e carboidratos. A ingestão de vitaminas também é indicada.

– Mantenha o corpo hidratado: Ingerir regularmente água antes e depois de começar a beber é fundamental para prevenir uma ressaca forte no dia seguinte.

– Evite misturar bebidas: Se você quer aproveitar as festas bebendo, mas quer tentar fugir da ressaca, não misture bebidas. O corpo apresenta uma certa dificuldade em “trabalhar” com um tipo de bebida, adicionar outra com outros componentes e aditivos só irá piorar.

– Não beba mais de dois copos ou doses sem dar uma pausa: Seu corpo não é uma máquina, por isso faça pequenas pausas. Nesses tempo, aproveite para ingerir água ou comer algo.

– Não abuse da quantidade de algo que você não conhece: Se você nunca ingeriu determinada bebida e não sabe o efeito ou como a substância irá agir em seu corpo, mas mesmo assim deseja beber, preste atenção na quantidade que será ingerida.

– Fique atento aos sinais do seu corpo: Se você começar a sentir tonturas, apresentar uma irritação no estômago, dores de cabeça, reflexos e movimentos lentos, saiba que é uma boa hora para parar de ingerir bebidas alcoólicas.

Dicas para curar a ressaca durante o São João: 

– Continue ingerindo água: Mesmo se você já bebeu uma grande quantidade de água antes e durante o período que passou ingerindo álcool, continue com a prática para ajudar a limpar o organismo.

– Tome um banho antes de dormir: Tente dormir relaxado e de maneira confortável.

– Coma bem no café da manhã: Ter uma boa refeição no dia seguinte à ingestão de bebidas alcoólicas ajuda a combater a ressaca. Aposte em comidas como banana, que é rica em potássio, brócolis e ovos, que são ricos em cisteína, assim como outras frutas ricas em frutose.

– Aposte em alimentos leves: Nada de comidas muito pesadas e gordurosas.

– Tenha um bom sono: Dormir é uma boa maneira de melhorar ou enfrentar a ressaca, porém o sono deve ser de qualidade. Se você não dormiu bem na noite após a festa, tente dormir melhor no outro dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário