terça-feira, 14 de junho de 2022

PESQUISA EXATA TEM NOVOS NUMEROS


Para aliados do governador licenciado Carlos Brandão (PSB), a pesquisa O Imparcial/Exata teria sido encomendada pela pré-campanha do senador Weverton Rocha (PDT) e, por esse motivo, questionam a veracidade dos números.

O Blog não entrará neste debate, mas até mesmo nas pesquisas da Exata, a diferença em favor do senador pedetista já foi maior.

Em fevereiro deste ano, quando a Exata divulgou a primeira pesquisa eleitoral de 2022, o senador Weverton Rocha apareceu com 24%, contra 17% de Brandão (reveja), ou seja, uma diferença de sete pontos. No entanto, depois de quatro meses e a chegada do deputado Josimar de Maranhãozinho (PL) no palanque de Weverton, bastante comemorada pelos aliados do pedetista, a vantagem diminuiu e atualmente é de 5 pontos.

No levantamento divulgado, com todos os pré-candidatos a governador já declarados, Weverton teria 29% das intenções de votos, contra 24% de Brandão. Lahesio Bonfim (PSC) aparece em terceiro com 14%, seguido pelo ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PSD), que teria 11%. Já Simplício Araújo (Solidariedade) tem 2%, Hertz Dias (PSTU) tem 1% e Enilton Rodrigues (PSOL) tem 0%. Outros 6% disseram que pretendem votar em branco ou nulo e 13% não sabem ou não responderam.

Ou seja, a vantagem de Weverton para Brandão, em quatro meses, acabou diminuindo, ao contrário do esperado por alguns, mesmo na pesquisa Exata.

Senado – Na disputa pela única vaga de senador, o ex-governador Flávio Dino (PSB) aparece com ampla vantagem e teria 51% das intenções de votos. Em seguida aparece o senador Roberto Rocha com 26%. Logo depois aparecem Pastor Bel (Agir 36) com 5%; Paulo Romão (PT) com 2%; Saulo Arcangeli (PSTU) com 1%; Antônia Cariongo (PSOL) com 1%. Branco ou nulo somaram 7% e não sabem ou não responderam tem 7% também.

O levantamento ouviu 1451 pessoas entre os dias 5 e 9 de junho em todo o estado, com uma margem de erro de 3,28 para mais ou para menos e confiabilidade de 95%, e registro no TSE como MA-04453/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário