domingo, 20 de dezembro de 2015

QUANDO TUDO É IMPORTANTE


Difícil desvendar o íntimo das pessoas. Cada indivíduo é uma ilha ou nenhum homem é uma ilha (Thomas Merton). 
Como é difícil a alma humana (se é que animais também têm alma!).
No perigo, na dificuldade, na tristeza e na doença, é que as pessoas se revelam; na alegria e no sucesso é que o homem dá a dimensão de sua competência, se conseguiu "galgar" por esforço próprio, sem o tal QI (quem indica).
(Bom se todos fosse cópias uns dos outros exalando bondade, transparência e honestidade. Na imagem e na semelhança!)
Sorte. Temos que ter sorte em tudo. Com uma boa dose de sorte tudo fica mais fácil, tudo flui normalmente, tudo vai aparecendo em seu tempo e as coisas se resolvem da melhor maneira possível.
Não existe riqueza sem muita sorte. Para o "bafejado", as oportunidades o procuram, batem à sua porta! E o sortudo se dá bem!
Mas, voltando ao "inconsciente" humano, parece que toda pessoa é "única", uma impressão digital, uma íris, cada um tem a sua, individualmente.
Até a honestidade, o caráter, e outras qualidades, é próprio de cada um, mesmo que frequentem a mesma escola, cursem os mesmos períodos, rezem na mesma cartilha, não há a menor condição de um ser igual ao outro, nem os gêmeos!
Se torço para um clube, meu fanatismo difere de outros torcedores. Tem aqueles que acompanham o time em qualquer circunstância, desloca, viaja (no bom sentido) para onde quer que o clube vá. Em contrapartida, tem o torcedor, talvez mais fanático ainda, aquele que prefere o conforto do sofá a levar uma copada de urina lançada lá do alto por um bandido (que se considera torcedor).
Na política, então, tem aqueles tipo pt de carteirinha, que defendem o partido mesmo sabendo das falcatruas e dos "quadros" pouco confiáveis que "inundam" esta (ou aquela) agremiação partidária. Defendem, com unhas e dentes, o partido, mesmo sabendo da existência da bandidagem descarada que rouba e desvia recursos públicos. São tão fanáticos que ficam cegos, insensíveis, não conseguem enxergar o óbvio mesmo estando à vista de todos, escancaradamente.
É um meio (um universo) tão complicado que não admite o contraditório, quem o contradiz é oposição, não aceita a neutralidade ou não quer acreditar e aceitar quem é do contra.
Difícil desvendar o íntimo das pessoas!!! Caráter e ética, infelizmente, não estão presente onde deveriam, a ambição desmedida divide as pessoas em grupos distintos, e, honestidade é algo raro, em extinção.
Quem dera se as pessoas todas fossem iguais, não haveria criminosos, falsidades, hipocrisia. Não haveria divergência nem discussões. Tudo seria maravilhoso, e todos seriam felizes para sempre!
E tenho dito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário