segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O DIA - GIRO POLITICO

Sarney Filho é contra impeachment
A Comissão do Impeachment – formada por 65 deputados federais – deverá ser confirmada oficialmente nesta segunda-feira (07).
O site da Folha fez um levantamento com os nomes dos parlamentares já oficialmente confirmados e dois maranhenses já estão entre eles – Sarney Filho (PV) e Hildo Rocha (PMDB).
No levantamento feito pelo site (veja aqui), a maioria dos deputados federais se dizem indecisos, mas entre aqueles que opinaram, a maioria é contra o impeachment, pois 17 disseram ser contra e apenas oito a favor.
Já os dois parlamentares maranhenses um é contra e outro indeciso. Enquanto que Hildo Rocha se diz indeciso, o deputado Sarney Filho já antecipou que é contra o impeachment.
O número de maranhenses a participar da Comissão do Impeachment pode aumentar, pois Júnior Marreca (PEN), Pedro Fernandes (PTB) e Eliziane Gama (REDE) também pode ter seus nomes confirmados.
Com o debate do impeachment em alta, existe a possibilidade crescente que nem o recesso parlamentar na virada de 2015/2016 seja efetivado. A própria presidente Dilma já defende pressa na solução do impasse.


Membro da Comissão de Finanças e Tributação, o deputado federal Hildo Rocha, foi um dos maiores defensores do relatório do deputado Júlio Cesar (PSD/PI) ao Projeto de Lei 5957/13, do Senado, que dispõe sobre a inclusão de empresas prestadoras de serviços Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). A legislação atual beneficia apenas as indústrias, com a isenção de impostos sobre parte dos produtos exportados. Outro benefício proposto é a possibilidade das empresas aumentarem o percentual de vendas ao mercado nacional.
O deputado ressaltou que o projeto prevê a inclusão de empresas de Call Center, e outros tipos de serviços, e amplia para 40% o percentual de produtos que podem ser comercializados no mercado interno. Hoje, a lei estabelece o limite de apenas 20%. “Isso é muito bom para o Brasil e excelente para o Maranhão porque é uma forma de fazer com que o nosso Estado se desenvolva cada vez mais, viabilizando a implantação de ZPE no Maranhão”, afirmou Rocha.
A ideia de implantar as ZPEs chegou ao Brasil por iniciativa do presidente José Sarney. Em 1988, durante visita à China, Sarney conheceu o modelo e resolveu implantá-lo no país. Entre 1988 e 1989 foram criadas 13 ZPEs em diversas regiões do país. O Maranhão está entre os Estados beneficiados com a iniciativa. Entretanto, a ZPE criada para São Luís pelo governo federal ainda não foi implantada.
Mas, segundo Hildo Rocha, as dificuldades estão sendo superadas passo a passo. “Esse projeto que terminamos de aprovar, com muita dificuldade, no âmbito da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), da Câmara Federal, e que já foi aprovado no Senado, resolve grande parte dos problemas, viabilizando definitivamente a ZPE de São Luís”, declarou.
Segundo Hildo Rocha, o Maranhão possui condições ideais para ter a melhor zona de processamento de exportações do Brasil. “Temos boa infraestrutura rodoviária; três grandes ferrovias, a Transnordestina, a Norte e Sul e a de Carajás; o segundo melhor porto do mundo, que é o Porto do Itaqui; boa disponibilidade de energia elétrica e de gás; imensa reserva de minerais; e o estado é produtor grãos variados”, destacou o parlamentar.
Hoje, além da China, o modelo de ZPEs foi adotado com sucesso em 104 países, entre os quais Estados Unidos e o México. As ZPEs empregam aproximadamente 60 milhões de pessoas. No Brasil, existem hoje 22 ZPEs criadas. A que apresenta melhor desempenho é a do Ceará, no município de São Gonçalo do Amarante, onde fica localizado o porto de Pecém.

O deputado Sousa Neto utilizou as redes sociais para voltar a cobrar o Governo do Maranhão em relação à votação da PEC 300 que vai beneficiar os policiais do Maranhão.
“Meu repúdio é diario quando abro jornais e vejo a criminalidade aumentando, enquanto policiais aprovados no concurso, não são chamados, mesmo com a promessa do governador de que seriam. Não me calarei e não deixarei de cobrar que a tão prometida PEC 300 seja levada para votação na Assembleia e Flávio Dino cumpra o que prometeu”, escreveu.
Leia na íntegra postagem no Facebook:
“Sei que tenho incomodado e farei questão de continuar incomodando enquanto souber que policiais, os verdadeiros heróis da história, precisam fazer “vaquinhas” para abastecer seus carros e não deixar de proteger nossas família.
Meu repúdio é diario quando abro jornais e vejo a criminalidade aumentando, enquanto policiais aprovados no concurso, não são chamados, mesmo com a promessa do governador de que seriam.
Não me calarei e não deixarei de cobrar que a tão prometida PEC 300 seja levada para votação na Assembleia e Flávio Dino cumpra o que prometeu.
Nunca deixarei de me indignar com tudo isso, também não deixarei de falar sobre esses assuntos e sobre a forma ditadora e desumana que policiais e a população tem sido tratada.
Enquanto dizem que o meu repúdio é sobre nada, venho aqui dizer que motivos eu e todo o povo maranhense, temos de sobra para nos revoltar e eu não me calarei”.

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) visitou na sexta-feira (4), as obras de reforma do Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal. Titular da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, Roberto Costa vistoriou a obra estadual, prevista para ser entregue em fevereiro de 2016.
Para o deputado, a reforma é de grande importância para Bacabal que, segundo ele, padece na falta de infraestrutura na saúde. “O atendimento na cidade é muito precário”, considera, “Todas as pessoas que precisam de uma vaga de um leito passam por problemas, pois não há na cidade. 90% dos casos tem de ser transferidos para outros municípios como Alto Alegre, Peritoró, São Luís e Coroatá”.
Costa declarou ainda que, como “um dos maiores presentes que Bacabal irá receber”, irá cobrar urgência na entrega do Hospital, cuja obra estava prevista para dezembro deste ano, mas teve sua data de reinauguração remarcada para o próximo ano.
“Cobramos a urgência dessa entrega da obra ao Governo, pois o sofrimento e a tristeza está estampada de forma muito clara no rosto das pessoas que vem até a mim contar sua situação. O hospital municipal não tem medicação. Os profissionais tentam fazer o máximo, mas a infraestrutura não consegue atender às demandas”, disse.
Considerada uma das obras mais importantes de Bacabal, no serviço de saúde, o Hospital atendia toda a região do Médio Mearim. Agora, o novo papel após a reforma do local preocupa o parlamentar.
“O papel que o novo hospital deve ser discutido entre a classe política, pois somente em Bacabal são mais de 100 mil habitantes que precisam do atendimento. Já a região do Médio Mearim são mais de 400 mil. É uma discussão que temos que fazer com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para saber se o hospital Laura Vasconcelos vai atender a região ou apenas Bacabal”, afirmou.

A nova estrutura física do Hospital Laura Vasconcelos terá entre outras áreas de imagem, como ultrassom, Raio X, tomografia, laboratório de exames, UTI, centro cirúrgico, além da administração, secretaria e área de atendimento. Serão ao todo 46 leitos, que podem aumentar para 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário