domingo, 29 de agosto de 2021

COLUNA DO DR. ERIVELTON LAGO

 


SEJA HOMEM

Seja homem e não agrida a filha de outro homem. Seja homem e para de humilhar, xingar e diminuir a autoestima de uma mulher. Saiba que as agressões como humilhação, desvalorização moral ou o deboche público em relação à mulher constam como uma forma de violência emocional. Seja homem, respeite a liberdade de crença da sua companheira. Um homem não pode restringir a ação, a decisão ou a crença de uma mulher, pois isso é uma forma de violência psicológica. Seja homem, não faça uma mulher achar que está ficando louca, pois isso é gaslighting, ou seja, é uma forma de violência psicológica sutil onde você como homem abusador distorce a realidade e faz com que a mulher duvide da própria sanidade mental. Seja homem, pare de oprimir a sua companheira com o seu comportamento obsessivo sobre ela, como querer controlar o que ela faz, isolá-la da família, amigos e ficar procurando diuturnamente donde ela vem, onde ela está ou aonde ela vai. Seja homem, não saia por aí expondo a vida íntima da sua companheira para as outras pessoas, pois isso é um tipo de violência moral. Não saia por aí espalhando as intimidades dela nas redes sociais como forma de vingança, isso é crime. Seja homem, pare de atirar objetos na sua companheira, pare de sacudi-la apertando os seus braços, pois nem toda violência física é o espancamento. São considerados também como abuso físico a tentativa de arremessar objetos, com a intenção de machucar a pessoa. Seja homem, pois não é só forçar o sexo que consta como violência sexual. Obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, como a realização de fetiches, também é violência. Seja homem, lembre-se que o ato de impedir uma mulher de usar métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte ou o anticoncepcional, é considerado uma prática da violência sexual. Da mesma forma, obrigar uma mulher a abortar também é outra forma de abuso. Seja homem, pois se você tenta controlar, guardar ou tirar o dinheiro de uma mulher contra a sua vontade, assim como guardar os seus documentos pessoais, isso é considerado uma forma de violência patrimonial. Seja homem, não quebre ou danifique os objetos de uso pessoal da mulher, pois uma outra forma de violência ao patrimônio da mulher é causar danos de propósito a objetos dela, ou objetos que ela goste. Seja homem, mas se você é advogado, saiba que a sua missão mais nobre é a intermediação de conflitos. Seja advogado e use o seu poder de persuasão para convencer os outros homens e a você mesmo de que qualquer forma de violência contra a mulher é crime e pecado. SEJA HOMEM



6 comentários:

  1. Até para tomar a atitude de mediar conflitos domésticos ou não, é preciso ser homem com H, abandonando, sobretudo seu próprio machismo e demais preconceitos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Diz JF Figueredo, o Rafael: o filósofo. Resolver o problema dos outros é fácil, difícil é resolvermos os nossos próprios problemas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente abordagem dr Erivelton, faz tempo que o habitual perdeu vez na relação homem e mulher, vige hoje, sobretudo, o respeito como sublime forma de amor.

    ResponderExcluir